[images cols=”five”]
[image link=”#” image=”14203″]
[image link=”#” image=”14204″]
[image link=”#” image=”14198″]
[/images]

O Conjunto Moderno da Pampulha, obra-prima que leva a assinatura de importantes nomes da arquitetura e das artes como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, e principal cartão-postal da cidade de Belo Horizonte, foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade durante a 40ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada neste domingo, dia 17, em Istambul, na Turquia.

O título de Patrimônio Cultural da Humanidade é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco) a monumentos, edifícios, trechos urbanos e ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. O objetivo da Unesco não é apenas catalogar esses bens culturais valiosos, mas ajudar na identificação, proteção e preservação.

O Conjunto Moderno inclui os edifícios e jardins da Igreja de São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha), o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte), o Iate Golfe Clube (hoje Iate Tênis Clube), construídos quase simultaneamente entre 1942 e 1943, além do espelho d´água e a orla da Lagoa.

Dia da Defensoria Pública

Em 19 de maio, em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, a ADEP-MG homenageou o Conjunto Moderno da Pampulha iluminando de verde a Igreja São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Museu de Arte. A ação foi fruto de uma parceria entre a Associação dos Defensores Públicos (ADEP-MG) e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Arquidiocese de Belo Horizonte.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *