O presidente da ADEP-MG, Eduardo Cyrino Generoso, participou na manhã desta segunda-feira (23/11) da audiência pública da Comissão Extraordinária das Barragens da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na Câmara Municipal de Governador Valadares. Durante o encontro foi discutido a qualidade da água que está sendo fornecida ao município depois da contaminação do Rio Doce.

 

A reunião, solicitada pelo deputado Bonifácio Mourão (PSDB) e pela deputada Celise Laviola (PMDB), teve como objetivo conhecer os reflexos no município do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (Região Central do Estado), da empresa Samarco, no dia 05/11. O desastre ambiental provocou uma avalanche de lama que soterrou Bento Rodrigues, distrito na zona rural de Mariana, seguindo pelo rio em direção ao Leste do Estado e ao Espírito Santo, até atingir o Oceano Atlântico.

 

Em Governador Valadares, município com cerca de 280 mil habitantes, o rompimento provocou o desabastecimento de água e a prefeitura chegou a decretar estado de calamidade pública no último dia 10. O abastecimento vem se normalizando, entretanto, participantes da reunião manifestaram preocupação com a qualidade da água fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) da cidade, que vem apresentando odor forte e cor amarelada. A prefeitura, por outro lado, garantiu que a água já está própria para consumo.

 

Mesmo com o restabelecimento do abastecimento, em diversos pontos da cidade há doações de galões de água mineral. Os moradores formam filas para retirar os galões, que é acompanhada por policiais militares e Exército.

 

A audiência publica contou com a presença do coordenador Regional do Vale do Rio Doce e Local da Defensoria Pública da Comarca de Governador Valadares, Calânico Sobrinho Rios, dos deputados Rogério Correia (PT), relator da Comissão Extraordinária das Barragens, e Celinho do Sinttrocel (PCdoB), do coordenador acadêmico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – campus de Governador Valadares, Angelo Marcio Leite Denadai, da prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, vereadores, além de representantes de ONGs e da sociedade civil.

 

 

 

Com informações da ALMG

Fotos: Raíla Melo / ALMG

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *