Antes das 09 horas da manhã, uma fila já se forma na Praça na Praça Sete de Setembro, no centro de Belo Horizonte, a espera do Mutirão do Defensor, evento realizado nesta segunda-feira (19/05) em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública. Até ao meio-dia, 20 defensores públicos atenderam cerca de 200 pessoas nas diversas áreas jurídicas. A ação foi realizada pela ADEP-MG e contou com o apoio da Defensoria Pública de Minas Gerais, Defensoria Pública da União e Senac-MG.

 

Uma tenda inflável com a identificação da Defensoria Pública de Minas Gerais era o ponto de atendimento dos defensores públicos. Com as mesas e cadeiras lotadas, os defensores estaduais e dois defensores da União, orientavam os assistidos que procuravam atendimento. Cartilhas da campanha nacional “Defensor Público. Transformando a causa de um no benefício de todos”, produzida pela ANADEP, além de panfletos e folhetos com os endereços da Defensoria na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também foram distribuídos.

 

A aposentada Maria das Graças Fortunato ouviu pela rádio logo nas primeiras horas da manhã a notícia sobre o Mutirão de Atendimento. Com dúvidas na área de família, Maria Fortunato resolveu procurar os defensores públicos. “Foi ótima a orientação, porque eu estava meio perdida e não tinha a quem recorrer”, avaliou a aposentada que teve suas dúvidas sobre união estável sanada.  

 

Para o presidente da ADEP-MG, Eduardo Cavalieri Pinheiro, o sucesso deste tipo de ação está baseado na possibilidade de orientar o assistido e mostrar o trabalho da Defensoria Pública. “O evento foi muito positivo, pois tivemos a oportunidade de divulgar para a população a importância do trabalho Defensoria Pública, a natureza do serviço e os locais de atendimentos. É uma honra muito grande para nós defensores públicos podermos comemorar o nosso dia junto à população, que é a razão do nosso ser”, disse presidente da ADEP-MG. Eduardo Cavalieri destacou ainda a importância da cobertura feita pela mídia, pois, segundo ele, se torna um replicador das ações que a Defensoria presta a toda população.

 

Ação conjunta   

 

Além dos defensores públicos estaduais, o Mutirão de Atendimento deste ano contou com o com a presença dos defensores públicos da União. Juntos, os defensores estaduais e federais tiveram a oportunidade de prestar orientações mais amplas aos assistidos. “É essencial a integração da Defensoria, em especial em um momento simbólico para a Defensoria Pública, como a da votação da PEC 04/2014. A Defensoria tem que se fazer visível em conjunto como uma instituição forte e una que é”, destacou o Defensor Público-Chefe substituto em Belo Horizonte, Diego de Oliveira Silva.

 

Saúde

 

Além dos atendimentos e orientações jurídicas, quem esteve no Mutirão do Defensor contou com serviços de saúde. Aferição de pressão e orientação nutricional foram prestados pelas alunas do curso de Técnico em Enfermagem do Senac-MG.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ascom / ADEP-MG

Fotos: Lenadro Couri

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *