Eventos paralelos

 

Quinta-feira, 27/11  

 
21h  Lançamento do livro Segredo de Justiça (Editora Agir). A autora, Andréa Pachá, fará sessão de autógrafos após a solenidade de abertura do II Congresso de Defensores de Minas Gerais. A obra literária é baseada em suas experiências como juíza da vara de família e promete repetir o sucesso de seu primeiro livro “A vida não é justa”. Segredo de justiça, um livro de crônicas, retrata as alegrias e tristezas das histórias reais com as quais a juíza teve contato na condução dos processos.  São histórias de pais e filhos que chegaram à Justiça nos últimos vinte anos. 
 

Sexta-feira, 28/11  

10h30  Os defensores públicos Rodrigo Murad e Gustavo Corgosinho lançam suas recentes publicações.  

 

Fundamentos do Direito Penal Mínimo: uma abordagem criminológica (Lumen Juris), do defensor público Rodrigo Murad, parte do estudo da criminologia crítica do direito penal, passando por análises históricas como nazismo e outros regimes e sistemas políticos sociais no mundo e na América Latina.  Na obra, o autor trata dos princípios do direito penal, escolas criminológicas e movimentos de política criminal.
 
 

Defensoria Pública – Princípios institucionais e Regime Jurídico (Arraes editores) do também defensor público mineiro Gustavo Corgosinho, sai em segunda 2ª edição.  A obra chega atualizada com as novas leis sobre a Defensoria Pública, inclusive com a recente Emenda Constitucional nº 80/2014, publicada em junho de 2014. 
 

15h30  Defensor Público do Rio de Janeiro, Fabio Schwartz, autografa Direito do consumidor – Tópicos e controvérsias (Impetus editora). A obra apresenta uma visão doutrinária ampla, explanando o posicionamento de autores de renome acerca dos institutos tratados. Juntamente com a doutrina o livro apresenta um panorama da jurisprudência, principalmente do STJ, além de exemplos com situações concretas que ajudam na compreensão dos temas.
 

17h30  Marcelo Semer, juiz de Direito em São Paulo, membro e ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia, mestre em Direito Penal pela USP, autor de diversas obras, colunista no Terra Magazine e Responsável pelo Blog Sem Juízo, Marcelo Semer autografa, logo após sua palestra no II Congresso Estadual dos Defensores Públicos, o seu mais recente livro Princípios Penais no Estado Democrático.  A obra se propõe a estudar os princípios penais tem uma tarefa dúplice: conhecer a essência do Direito penal e aprofundar o sentido de sua redução. Para tal, aborda os paradigmas do Direito penal moderno, por intermédio de seus princípios fundamentais: legalidade, culpabilidade, lesividade, intervenção mínima, igualdade, proporcionalidade, humanidade e individualização das penas.
 
 
 
*O estande de livros estará aberto durante todo o período do II Congresso Estadual dos Defensores Públicos de Minas Gerais.  Além dos títulos lançados e/ou autografados durante o evento, estarão à disposição dos congressistas vários outros, de autores como o juiz catarinense Alexandre Morais da Rosa, que profere palestra magna na abertura do evento.
 
 
 

Realização 

 

Patrocínio 

 

Apoio 

 
 
 
 
Informações e inscrições: congresso2014@adepmg.org.br
 
 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *