18/11/2016.Credito:Leandro Couri/Refinaria.Brasil.MG.Belo Horizonte. III Congresso Estadual da Defensoria Publica de Minas Gerais, promovido pela ADEP, Associacao dos Defensores Publicos do estado.

O  presidente da ADEP-MG, Eduardo Cyrino Generoso, entregou o Colar do Mérito Umbelina Lopes, honraria máxima da Associação, a deputada Rosângela Reis.  O ato se deu após a exibição de um vídeo produzido a partir de  fotografias que destacam situações e atividades da deputada relacionadas à ADEP-MG e à Defensoria Pública. A trilha para a produção foi a música “Amigo”, de Roberto e Erasmo Carlos, numa alusão à sua postura em relação a Instituição e aos defensores públicos mineiros.

 

18/11/2016.Credito:Leandro Couri/Refinaria.Brasil.MG.Belo Horizonte. III Congresso Estadual da Defensoria Publica de Minas Gerais, promovido pela ADEP, Associacao dos Defensores Publicos do estado.

 

Após saudar a mesa, os palestrantes e congressistas, a parlamentar falou da emoção em receber a honraria perante a uma associação tão importante em Minas Gerais e, na sequência, lembrou uma frase dita por um dos palestrantes do congresso:  “- A quem nós servimos? -Dizia o palestrante no momento em que eu entrava no auditório. Agora, aqui, faço essa pergunta a mim: – A quem nós servimos? – Exercendo meu terceiro mandato na Assembleia Legislativa, eu concluo: servimos aos cidadãos para quem precisamos cada vez mais trabalhar para garantir a sua dignidade”.

 

18/11/2016.Credito:Leandro Couri/Refinaria.Brasil.MG.Belo Horizonte. III Congresso Estadual da Defensoria Publica de Minas Gerais, promovido pela ADEP, Associacao dos Defensores Publicos do estado.

Prosseguindo, Rosângela Reis afirmou que, na condição de deputada estadual, mulher, presidente da Comissão Extraordinária das Mulheres e presidente da Frente Parlamentar de Apoio a Defensoria Pública de Minas Gerais, na Assembleia Legislativa, reconhece que a homenagem torna-se ainda mais especial por lembrar Umbelina Lopes, exemplo para todos os defensores públicos, ex-diretora da ADEP-MG que em meio a sua luta obstinada, foi responsável pela criação do Nudem em Minas Gerais, antes mesmo de existir a Lei Maria da Penha.

Minha admiração pelas causas e pelo trabalho da Defensoria Pública não é de agora. Começou ainda em Ipatinga, quando eu recebia dezenas de cidadãos em busca de ajuda, apoio e justiça. Presenciei momentos de sofrimento. Pessoas batendo de porta em porta, homens, mulheres, arrimos de família tirando do próprio sustento o dinheiro para pagar advogado. Naquele tempo Ipatinga contava com apenas um defensor, o doutor Altair, que se desdobrava para resolver todas as demandas que lhe chegavam”, destacou a deputada.

A parlamentar relatou ainda a sua tristeza ao conhecer, finalmente, a realidade da Defensoria Pública de Minas Gerais. “Em meu primeiro mandato na Assembleia Legislativa fui eleita presidente da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação social. Foi quando e tive a oportunidade de conhecer a dura realidade da Defensoria: salários defasados falta de defensores, falta de estrutura e equipamentos e, sobretudo, nenhuma autonomia financeira e orçamentária”.

Rosângela Reis lembrou a greve da categoria, uma das mais longas da história da Defensoria Pública de Minas que, naquela altura, chegava aos 40 dias. “Realizamos dezenas de reuniões e audiências públicas. O momento era crítico, Com grande resistência do Governo do Estado e da presidência da Assembleia formamos um grupo de deputados para discutir com o Governo uma solução”.

Por último a deputada dedicou a homenagem a todos aqueles que estão em busca da Justiça e  finalizou: “Podem contar comigo na Assembleia Legislativa, para que possamos aprovar o Projeto de Lei 51, encaminhado pela doutora Christiane Procópio e também o Projeto de Lei do orçamento da Defensoria Pública!”.

Ascom ADEP-MG  – Fotos Refinaria da Imagem/Leandro Couri

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *