Na última sexta-feira (07/10), a Defensoria Pública de Minas Gerais realizou em Belo Horizonte e mais 40 comarcas, mais uma edição do Mutirão de Direito a Ter Pai. A ação teve como objetivo de garantir à criança, ao adolescente e, eventualmente, ao adulto, o direito a ter o nome do pai em seu registro de nascimento, além de conscientizar sobre a importância da reconstrução de vínculos afetivos e aproximação entre pais e filhos.  A ação conta com diversos apoiadores, entre eles a ADEP-MG.

Uberlândia

Idealizado pelos defensores públicos de Uberlândia em 2011, o Mutirão de Direito a Ter Pai logo ganhou destaque e alcançou diversas comarcas de Minas Gerais. A solenidade de abertura da ação na comarca contou com a presença de autoridades do legislativo e executivo municipal, além do Poder Judiciário, Ministério Público e da OAB.

Durante o evento, a nova sede da Defensoria de Uberlândia ficou lotada. No local foram oferecidos exames de DNA, em parceria com o Laboratório BioGenetics de Uberlândia, além da realização de reconhecimentos espontâneos de paternidade e acordos autoexecutáveis envolvendo alimentos, guarda, direito de visitas, entre outros.

“Novamente, a participação da ADEP-MG como apoiadora e parceira foi indispensável, demonstrando que a Associação não se preocupa somente com o bem estar do defensor, mas também com a otimização das atribuições institucionais, de modo determinante para a própria afirmação da Defensoria Pública em nosso contexto”, avaliou o coordenador regional da ADEP-MG em Uberlândia, Pablo Henrique Pimenta Farinha.

Clique aqui e confira a matéria sobre o Mutirão Direito a Ter Pai em Uberlândia.

uberlandia-2

uberlandia-1

uberlandia-3

Ipatinga

Em Ipatinga, o Mutirão de Direito a Ter Pai também atraiu a atenção dos moradores e reunião muitos interessados. Durante todo o dia foram feitos exames de DNA, além de reconhecimentos espontâneos de paternidade. A deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Defensoria Pública, Rosângela Reis, esteve presente no evento.

ipatinga

Contagem

Estreante no Mutirão de Direito a Ter Pai, a Defensoria Pública de Contagem atraiu diversos assistidos da comarca que viam no evento uma oportunidade de terem a paternidade regularizada.

Abrindo a ação, foi realizado um café com autoridades, que contou com presença de representantes do executivo e legislativo municipal, da OAB e de cartórios local. O diretor para assuntos institucionais e parlamentares, Flávio Wandeck Filho, representou a ADEP-MG na abertura do mutirão.

Durante o Mutirão foram atendidas 107 pessoas, sendo realizados 24 reconhecimentos espontâneos de paternidade/maternidade e 56 exames de DNA gratuitos. A ação contou com a colaboração do laboratório Hermes Pardini, servidores da comarca e estagiários  da Defensoria Pública e da Prefeitura de Contagem.

contagem-1

contagem-2

contagem-3

 

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *