O Centro de Eventos Mega Space, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi o local onde 28 casais  residentes no distrito de São Benedito tornaram-se oficialmente “marido e mulher”.  Realizado nesta terça-feira (30/11)  pela  Defensoria Pública de Minas Gerais com o apoio de vários setores da comunidade  e da ADEP-MG, o Casamento Comunitário reuniu autoridades locais, familiares e amigos dos noivos. O diretor de Assuntos Institucionais e Parlamentares da ADEP-MG, Flávio Aurélio Wandeck Filho representou a Associação dos Defensores  Públicos de Minas Gerais no evento.

O projeto criado pela Defensoria Pública em 2009,  possibilita aos casais que não possuem condições de arcar com as despesas de um casamento, a formalização de  uniões estáveis.  Um de seus   objetivos é  promover a estruturação dos vínculos familiares e garantir direitos  assegurados pelo  casamento. Para esta primeira edição  em Santa Luzia foram disponibilizadas 50 vagas. Os interessados se inscreveram nos meses de agosto e setembro na Defensoria da comarca.

Mesa de honra: chefe do Centro de Segurança Institucional da DPMG, ten. cel. Westerson Guimarães Pinto; defensor público, Flávio Wandeck; vereador Sandro Coelho; coordenador Local de Santa Luzia, Adail Martins; defensora pública-geral, Christiane Procópio Malard; defensora pública, Bruna Helena Oliveira; a tabeliã Maria das Dores Brito e o presidente da 100ª Subseção da OAB/MG, Francisco Massara Gabrich

Noivas de  diferentes  faixas etárias, muitas delas  vestidas de branco e trazendo nas mãos um buquê de flores, chegaram acompanhadas de noivos, testemunhas, filhos e em alguns casos, netos.

Roseneide  da Silva Leal  e  Sinval Santos  Leal  vivem juntos há oito anos. Ambos vindos de relações  anteriores. Ela com três filhos e ele, dois.  Oficializar a união era um sonho que o casal vinha protelando.  “Nós sempre tivemos vontade de casar de papel passado, mas faltava condição. Quando surgiu essa oportunidade nós agarramos”, explicou Sinval.

Outra que não perdeu tempo foi  Zelita Batista da Costa Santos .  Há trinta anos vivendo com Aprígio Barbosa dos Santos, com quem tem um casal de filhos, conversou com o companheiro e juntos  decidiram que havia chegado a hora.  Para Zelita, era a realização de um sonho que Aprígio, muito prático, não se recusou a realizar. “Ela queria muito isso, como não teríamos que gastar  nada,  aproveitamos a oportunidade”, destacou o noivo que, pouco depois, voltou à presença da juíza para apadrinhar um sobrinho que também formalizava uma união estável.

Larissa e Wesley Ferreira vivem juntos há cinco anos e têm um filho de dois anos.  Ainda se referindo ao companheiro como “namorado” ela conta que assim que souberam  da ação promovida pela Defensoria Pública  começaram os preparativos. “Se não fosse por essa oportunidade que a Defensoria Pública nos deu, o casamento  ainda demoraria. Meu ´namorado´  estava desempregado, só agora conseguiu  um  emprego”.

Com Sheila Rodrigues dos Reis não foi diferente. Pais de dois meninos, de  seis e três anos de idade, o casal comemorou ao ouvir a   notícia sobre  o casamento comunitário e  foi um dos primeiros a inscrever-se. “Casamento gera muita despesa, nós não tínhamos condição de pagar. Agora sim, somos oficialmente casados”, celebrou o noivo, Felipe dos Santos Oliveira.

Os casamento foram realizados pela juíza de Paz Lidiane Michelle de Barcelos, de Santa Luzia.  Os noivos receberam as bençãos do  pastor Emerson Ferreira, da comunidade Resgate, também de Santa Luzia.

Defensor público, Daniel Dantas; chefe do Centro de Segurança Institucional, ten. cel. Westerson Guimarães Pinto; diretora do MegaSpace, Gisele Parrillo Calixto; defensor público, diretor da ADEP-MG, Flávio Wandeck; defensora pública, Bruna Helena Oliveira; tabeliã de Santa Luzia Maria das Dores Brito; defensora pública-geral, Christiane Malard; coordenador Local da DPMG em Santa Luzia, Adail Martins; defensora pública, Mariana do Espírito Santo; presidente da 100ª Subseção da OAB/MG, Francisco Massara Gabrich; defensora pública, Francis Coutinho e o vereador Sandro Coelho

Ascom ADEP-MG – Fotos Ascom/Edilma Dias

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *