A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais abre, na próxima segunda-feira (28), inscrições gratuitas para o 7° Mutirão do Direito a Ter Pai, uma ação social que promove, no dia 30 de maio, diferentes procedimentos de reconhecimento de paternidade. Nas últimas seis edições, 4,8 mil pessoas foram atendidas.

 

Pode se inscrever a mãe de toda criança ou adolescente que não tenha o nome do pai na certidão de nascimento, mesmo que ele já tenha morrido.

 

No dia 30 de maio, mães cadastradas e pais convocados deverão comparecer à sede da Defensoria Pública em horário previamente agendado. Depois de passarem por uma entrevista, serão realizados dois tipos de reconhecimento: espontâneo, que emite nova certidão de nascimento na hora, ou via exame de DNA, também realizado no local.

 

O defensor público Fernando Orlan Resende afirmou que o objetivo do projeto não é apenas dar um sobrenome para as pessoas. “O papel do pai é fundamental para o indivíduo se desenvolver física, intelectual, moral e civicamente”, disse. De acordo com a Defensoria, há dois anos, mensalmente, cerca de 50 crianças são registradas sem nome do pai em Uberlândia.

 

Reconhecida

Zarandrea Cristina de Jesus teve a paternidade reconhecida no fim de 2013, com 36 anos. O pai mora em Iturama e veio a Uberlândia espontaneamente para o procedimento. “Foi um resgate da minha história”, disse Zarandrea de Jesus.

 

7º Mutirão

As inscrições começam na segunda-feira (28) e vão até o dia 29 de maio. Para se cadastrar, a mãe deve se dirigir à Defensoria Pública (av. Afonso Pena 138) com documentos pessoais (RG e CPF), certidão de nascimento do(s) filho(s) e endereço do suposto pai.

 

Fonte: Correio de Uberlândia

Foto: Raphael Oliveira

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *