Com a presença de defensores públicos de diversas regiões do estado, começou na noite desta quinta-feira (17/11), no auditório da Defensoria Pública de Minas Gerais, o III Encontro Estadual dos Defensores Públicos, promovido pela ADEP-MG. A terceira edição do encontro termina no dia 19 de novembro, com a realização da Assembleia Geral Extraordinária.

Ao início da cerimônia foi reapresentada a esquete teatral produzida pelo Grupo Confesso e ADEP-MG sobre o “Mutirão de Direito a Ter Pai”, apresentada pela primeira vez em outubro. Novamente, as atrizes da companhia de teatro encenaram a peça que fala sobre o projeto desenvolvido pela Defensoria Pública e também da necessidade de maior apoio do Estado à Instituição.

Compuseram a mesa de honra o presidente da ADEP-MG, Eduardo Cyrino Generoso, a defensora pública-geral, Christiane Procópio Malar, o diretor institucional da OAB-MG, Fabricio Souza Cruz Almeida, o membro do Conselho Superior, Galeno Gomes, representando o órgão da Administração, e o defensor público do Rio de Janeiro e palestrante da noite, Alexandre Paranhos

Ao uso da palavra, o presidente da ADEP-MG, Eduardo Generoso, declarou aberto o III Congresso Estadual dos Defensores Públicos de Minas Gerais. Em seu pronunciamento, o diretor relembrou a edição anterior do Congresso Estadual em que se vivia um momento de euforia com a promulgação da Emenda Constitucional 80. Hoje, ainda de acordo com o presidente da ADEP-MG, mesmo em uma realidade de crise, “não podemos perder a esperança. Precisamos nos encher de brilho, de disposição, de garra para lutar”. Generoso citou a sabedoria da água que enfrenta percalços durante o trajeto para alcançar o mar. “Tanto a ADEP-MG quanto os defensores públicos também tem uma missão: lutar pelo fortalecimento da Defensoria Pública e pela valorização constante dos defensores públicos”, disse. Parafraseando Milton Nascimento, Eduardo Generoso destacou a necessidade de força para atingir os objetivos. “É preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre. Tenho certeza que a ADEP-MG está disposta a continuar forte para contornar os obstáculos”, finalizou.

Em seguida, o defensor público do Rio de Janeiro, Alexandre Paranhos, proferiu a palestra magna de abertura do III Congresso Estadual dos Defensores Públicos de Minas Gerais.

Clique aqui e confira todas as fotos. 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *