Nos dias 27 e 28 de março, Natal, no Rio Grande do Norte, sediou o I Congresso Norte-Nordeste de Defensores Públicos. O defensor público de Minas Gerais e diretor da ADEP-MG, José Henrique Maia, participou do evento que discutiu a atuação dos defensores públicos e incentivou a troca de experiências.

 

Presidindo a mesa do painel “Associativismo e Política Institucional – Entraves e Soluções”, o defensor mineiro mediou o debate entre os componentes da mesa. Segundo José Henrique, o grande desafio é encontrar o ponto de equilíbrio entre a associação e a instituição. “Não pode haver uma zona de conflito permanente e nem tão pouco uma extensão [da instituição]. Alguns pontos de vista serão diferentes, mas é preciso sempre buscar o objetivo maior, que é o crescimento da Instituição”, resumiu o defensor. A associação dos defensores públicos também foi debatida como uma importante forma de organização e avanços para a Defensoria Pública.

 

O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Norte (ADPERN), Francisco de Paula Leite Sobrinho, avaliou que o evento alcançou os objetivos propostos e espera que iniciativas como essa se espalhem pelo país. “Conseguimos congregar as regiões e debater entre os colegas temas sensíveis da nossa atuação institucional. Espero que essa ideia de encontros regionais se popularize nos anos que não houver Congresso Nacional dos Defensores Públicos”, destacou o presidente da ADPERN.

 

O evento contou também da participação do o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), que foi homenageado pelo trabalho realizado na Câmara Federal e também pelo apoio na aprovação da PEC 247/2013 – Defensoria para Todos.

 

 

Ascom/ ADEP-MG

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *