A  Defensoria Pública de Minas Gerais realizou na sexta-feira (22/5), solenidade de  premiação de seu III Concurso de Práticas Exitosas.
 
Desenvolvida pela Coordenadoria de Projetos e Convênios da DPMG, a iniciativa contou com o apoio da ADEP-MG e teve, como ponto alto, a apresentação de  práticas extrajudiciais e trabalhos jurídicos.  
 
 
A finalidade do concurso é promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico, incentivando práticas criativas realizadas pelos defensores públicos mineiros. Outro objetivo é possibilitar que tais projetos sejam replicados em todo o estado de Minas Gerais, ampliando o banco de programas e ações divulgadas ao público, destinatário dos serviços da Defensoria Pública. 
 
 
Em 2015 foram propostas duas categorias: “Trabalhos Jurídicos” e “Práticas Extrajudiciais”. A primeira diz repeito aos trabalhos efetivamente apresentados  e autuados em qualquer fase de processo judicial, nas áreas cível e penal, independente da acolhida ou não do pedido. “Práticas Extrajudiciais” são ações atinentes à atribuição do defensor público como agente de transformação social e fortalecimento do Estado Democrático de Direito, consideradas inovadoras e originais, que apresentem consideráveis benefícios aos destinatários dos serviços da Defensoria Pública, com potencialização positiva e eficiente.
 
 
Inscritos e  premiação
 
 
Concorreram à premiação sete “Trabalhos Jurídicos” e sete “Práticas Exitosas”  (veja a lista dos inscritos).
 
 
Após a apresentação de cada concorrente e decisão da comissão julgadora composta pelos defensores públicos Marcelo Paes Ferreira da Silva, Márcio Salgado Almeida, Tifanie Avellar Carvalho,  Guilherme Rocha de Freitas, e o representante do IDDE (Instituto de Desenvolvimento Democrático), Professor Rodolfo Viana Pereira, foram apontados os três primeiros colocados em cada categoria.
 
 
Categoria Práticas Extrajudiciais
 
 
1º lugar – Infância na Rede: Desjudicialização das Políticas Públicas Afestas à Infância e Juventude – Comarca de Ribeirão das Neves – defensora pública Danielle Belletato  (veja a “Prática Exitosa”) .
 
2º lugar – Defensoria Pública e Polícia Militar: Juntas para uma cidade melhor – Comarca de Ponte Nova – defensora pública Fernanda de Souza Saraiva
 
3º lugar – Sala de Espera: Oficinas de Cidadania – Comarca de Belo Horizonte – defensora pública Eliane Aparecida de Castro Medeiros
 
 
Categoria Trabalhos Jurídicos
 
 
1º lugar – ACP Direito à Moradia de População Carente concretizado em imóvel com graves vícios na transmissão da cadeia dominial – Comarca de Belo Horizonte – defensoras públicas Cryzthiane Andrade Linhares e Marina Buck Carvalho Sampaio  (veja o “Trabalho Jurídico”e a sua descrição).
 
2º lugar – Os equívocos judiciais da prásis forense nas confecções dos atestados de penas e os erros de parâmetros do software SISCOM- VEC do TJMG – Comarca de Araxá – defensor público Fernando Sousa Vilefort
 
3º lugar – Pedido de declaração de inconstitucionalidade de lei – Comarca de Belo Horizonte – defensora pública Cleide Aparecida Nepomuceno.
 
 

Práticas Jurídicas:

 

Defensoria Criminal Digital-  autor: Eduardo Cavalieri Pinheiro (Defensoria Pública em Contagem);

Defensoria sem Barreiras, autor: Gustavo Dayrell de Magalhães Santos (Defensoria Pública em Janaúba);

Defensoria Pública Itinerante Permanente, autores: Fernando Orlan Pires Resende, Bárbara Silveira Machado Bissochi e demais defensores públicos da Vara de Família e Sucessões em Uberlândia;

 
 
Os trabalhos foram classificados a partir de critérios definidos pela mesa. De acordo com os jurados, para a escolha dos três vencedores da categoria Judicial foram analisados os seguintes itens: complexidade da causa, reflexividade, argumentação, construção teórica, resultado prático e complexidade do raciocínio jurídico. Para as ações extrajudiciais os jurados analisaram a metodologia aplicada, a atuação em rede, a abrangência social e a possibilidade de reprodução da prática.
 
     
 Márcio Salgado Almeida; Marcelo Paes Ferreira da Silva; coordenadora  de Projetos e Convênios da DPMG, Hellen Caires; defensora pública-geral, Christiane Procópio Malard; Tifanie Avellar Carvalho;  Guilherme Rocha de Freitas; subdefensor-geral  Wagner Geraldo Ramalho Lima e o representante do IDDE, Professor Rodolfo Viana Pereira
 
 
A defensora pública vencedora na categoria “Prática Extrajudicial”, Daniele Bellettato enalteceu 
oportunidade propiciada pelo concurso e o trabalho em rede na Comarca de Ribeirão das Neves.
 
 
O  projeto “Infância na Rede” é resultado do trabalho conjunto da Defensoria Pública e da Vara da Infância e da Juventude de Ribeirão das Neves e outros parceiros. Sua proposta é o  acompanhamento sistemático das políticas públicas voltadas à Infância e Juventude junto aos poderes públicos, auxiliando com o diagnóstico, capacitações periódicas e reuniões mensais, denominadas FÓRUM DCA. Esse foruns contam com a presença dos servidores da rede, comunidade e autoridades, dentre elas, secretários municipais, prefeita, vereadores, juíza e defensora. Ali, são tratados e resolvidos as mais diversas questões enfrentadas pela rede de atendimento. Exemplos de resultados seriam a regularização da distribuição do Vale Social no município, a criação de condições para a implantação do SIPIA e a criação, por lei municipal, de um novo Conselho Tutelar, na região do Bairro Veneza, com previsão de  inicio de funcionamento já em 2016.  
 
 
Daniele Bellettato  é quem explica a forma de atuação: “Ao invés de simplesmente ingressar com Ações Judiciais, procuramos abrir o debate e construir soluções possíveis, de acordo com a realidade fática do Município, caminho que vem se mostrando muito mais eficaz que a judicialização” Prosseguindo, a defensora divide com a equipe a conquista: “O  prêmio Práticas Exitosas da Defensoria Pública é importante reconhecimento do trabalho exaustivo que vem sendo desempenhado não só por esta defensora, mas como a toda a equipe que integra o Projeto Infancia na Rede: Lívia Borba, juíza de direito; Kleber de Souza Queiroz, analista do MP; Janaina Godinho, comissária da infancia e juventude; Virginia Maria de Castro Moraes, assistente social do PAIR e Renata Bretas, coordenadora do PAIR, dando mais ânimo para prosseguirmos, mostrando ainda que estamos no caminho certo.”
 
 
 
 
 
As defensoras públicas vencedoras na categoria “Trabalho Jurídico”, Crysthiane Andrade Linhares e Marina Buck Carvalho Sampaio, elogiaram o concurso.
 
“Sinto-me muito honrada pela premiação recebida no trabalho jurídico realizado juntamente com a Dra. Marina Buck. Ouvir a comunidade diretamente envolvida e os representantes dos movimentos sociais de luta pela moradia nos permitiu ir bem mais além dos que os trabalhos geralmente desempenhados em conflitos fundiários. O Concurso de Práticas Exitosas organizado pela DPMG, em parceira com a ADEP, representa um reconhecimento e um estímulo para nós defensores públicos, que muitas vezes não temos tempo de divulgar os trabalhos mais relevantes que desempenhamos. Parabenizo a organização do evento e a todos os defensores públicos que, com muito brilhantismo, apresentaram suas práticas exitosas”, destacou Cryzthiane Andrade Linhares.
 
 
 
Marina Buck Carvalho Sampaio ressaltou a importância  do concurso. “Foi muito bacana participar do evento Práticas Exitosas promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais, em parceria com a ADEP-MG, não só porque  a Dra. Cryzthiane Linhares  e eu pudemos expor um trabalho jurídico feito com muito esmero e que mudou a vida de aproximadamente 350 famílias, e também porque pudemos demonstrar uma vitória jurídica em uma seara dada por muitos como vencida. Este concurso é uma excelente oportunidade para os colegas conhecerem o trabalho dos seus pares, se inspirarem em novas práticas e ideias e se sentirem estimulados a ser cada vez mais criativos e ousados no que concerne à defesa dos nossos assistidos. A organização do evento foi impecável, merecendo a DPMG e a ADEP-MG meus aplausos e agradecimentos.” 
 
 
Convidado a participar do concurso como jurado, o diretor Jurídico e de Defesa das Prerrogativas da ADEP/MG, Guilherme Rocha de Freitas, agradeceu pelo convite e reafirmou a satisfação da entidade em patrocinar o evento. “Sinto-me orgulhoso e privilegiado em poder analisar os  trabalhos  brilhantes realizados por todos os colegas participantes”, enfatizou o diretor da Associação.
 
 
Além disso, Guilherme Rocha enalteceu a realização do concurso como forma de premiar aqueles que, diante de todas as dificuldades apresentadas no dia a dia dos defensores públicos, conseguem fazer a diferença, apresentando trabalhos de excelente nível e com capacidade de serem replicados e tomados como um modelo pelo restante da Classe. ” O concurso de práticas exitosas tem o mérito de promover a divulgação dos trabalhos internamente, bem como de divulgar e promover a atuação da Defensoria Pública junto ao destinatário dos serviços prestados.
 
 
Já o presidente de ADEP-MG, Eduardo Generoso, disse que a Associação sempre está aberta a apoiar eventos como o Práticas Exitosas, uma vez que o evento traz visibilidade e valorização ao trabalho realizado pelos defensores públicos mineiros. 
 
 
 
 
 
Ascom ADEP-MG com DPMG 
 
 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *