O presidente da ADEP-MG, Eduardo Cavalieri Pinheiro, e mais 41 defensores públicos foram homenageados pela Câmara Municipal de Belo Horizonte na última quinta-feira (22/05). O evento fez parte das comemorações do Dia Nacional da Defensoria Pública.

 

Para o presidente da ADEP-MG, Eduardo Cavalieri Pinheiro, a homenagem demonstra o respeito e a importância que a população credita à Defensoria Pública. “Foi bastante gratificante recebermos esta homenagem da Câmara Municipal de Belo Horizonte, porque no meu entendimento, a natureza do trabalho do vereador e do defensor publico são muito próximas, pois são agentes públicos em contato direto com o povo. Esse reconhecimento traduz o sentimento que a população de Belo Horizonte tem em relação a Defensoria Pública”, avaliou o presidente da ADEP-MG.

 

De autoria do presidente da Câmara, vereador Léo Burguês (PTdoB), a homenagem reuniu defensores, familiares e convidados. Ao uso da palavra, o vereador falou sobre a o caráter isonômico da instituição e destacou a importância da Defensoria Pública para que todos tenham direitos iguais. “O acesso pleno e democrático à justiça não será alcançado se não houver meio de garantir ao hipossuficiente a igualdade de forças e o equilíbrio da relação processual”, disse Léo Burguês.

 

A Defensora Pública-Geral, Andrea Abritta Garzon, falou sobre as conquistas da instituição ao longo dos anos a partir da perspectiva da própria carreira como defensora pública, iniciada em 1994. Entretanto, destacou que ainda é preciso que a instituição esteja em todas as comarcas. “Porque nas comarcas que nós [defensores públicos] ainda não estamos, certamente ali está uma pessoa padecendo por medicamento sem acesso à justiça”, avaliou a defensora e ressaltou a importância da aprovação da PEC 04/2014.

 

Em nome dos agraciados, o defensor público e assessor de planejamento e infraestrutura da Defensoria Geral, Nikolas Stefany Macedo Katopodis, destacou o amor à Defensoria Pública, coragem e fé como características comuns aos defensores públicos. “Que estejamos sempre a serviço do povo, do assistido, pois é isso que nos justifica”, pontuou o defensor.

 

Clique aqui e confira todas as fotos

 

Ascom/ ADEP-MG

 

 

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *