A assessora de Planejamento e Infraestrutura da DPMG Hellen Caires Teixeira Brandão

                    representou a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, na cerimônia de premiação.

 

 

O Projeto MESC -Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar, criado e coordenado pela defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, recebeu menção honrosa durante a cerimônia de premiação realizada no  Salão Branco do Supremo Tribunal Federal – STF,  em Brasília, nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro.

 

Concorrendo com práticas do Rio de Janeiro e Espírito Santo,  na categoria Defensoria Pública,  o Projeto MESC, cujo slogan é “Paz em Ação”, é uma iniciativa pioneira no Brasil, no âmbito das Defensorias Públicas. O programa trabalha a atuação extrajudicial do defensor público por meio de seu envolvimento com  a comunidade e escolas públicas utilizando a técnica da mediação de conflitos.

 

Defendendo  a mediação enquanto instrumento democrático de convivência cidadã na escola e fora dela, a defensora, ainda emocionada pela distinção conquistada, salientou a importância desse reconhecimento: “Não é fácil chegar até onde chegamos.  Não vencemos o prêmio,  mas estar entre os finalistas e receber essa menção honrosa significa muito para nós. É um reconhecimento do esforço do trabalho empreendido”.

 

Francis Coutinho conta que a partir da divulgação do resultado do prêmio, seu telefone não parou de tocar.  “Estou sendo bastante procurada. De Porto Alegre virão duas voluntárias interessadas em conhecer de perto e replicar o Mesc no Rio Grande do Sul. Além disso, três novos defensores decidiram levar o projeto para as comarcas em que irão atuar”, comemora.

 

O projeto será replicado em Janaúba, levado pela defensora pública Claudijane dos Santos Gomes Ferreira; Passos, sob a coordenação do defensor Carlos Alberto Thomazelli Penha e Ribeirão das Neves com a  defensora pública Daniele Bellettato. Além disso, em parceria com a  Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e com o apoio da Defensoria Pública, o Projeto MESC começa a ser ampliado para outras comarcas de Minas Gerais.

 

 

 
  
O  Prêmio Innovare

 

Criado em 2004, com cerca de cinco mil práticas inscritas e mais 150 dessas premiadas,  o Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio do Grupo Globo.

 

 

Ascom ADEP-MG

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *