No dia 19 de novembro, 24 alunos da Escola Estadual Maria de Salles Ferreira receberam os certificados do Projeto Mesc – Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar. Em sequência, o projeto continuará com a criação da sala de mediação e treinamento das mediações simuladas e casos reais de conflitos.

 

De acordo com a coordenadora do projeto, defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, está sendo formada uma nova turma composta por professores na mesma escola. Além disso, ainda segundo Francis Rabelo, o projeto “Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar” deve chegar às comarcas do interior do estado em 2015.

 

Durante o evento de entrega dos certificados aconteceu o primeiro encontro entre os mediadores das três escolas iniciais do projeto Mesc  – EE Dep. Renato Azeredo em Vespasiano, EE Zoroastro Vianna Passos em Sabará e EE Maria de Salles Ferreira.

 

Mesc

 

O Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc), realizado em parceira com a Secretaria de Estado da Educação, foi criado em 2011 e é desenvolvido pela Defensoria de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH). Tendo como slogan “Paz em Ação”, seu objetivo é prevenir a violência e conflitos no ambiente escolar.

 

A metodologia do Mesc fornece os instrumentos e mecanismos para que a escola construa o seu próprio processo de mediação. Um dos pontos fundamentais do projeto é trabalhar a mediação de conflitos com os próprios alunos para que estes se tornem agentes inibidores da violência da prática do bullying e incentivadores da cultura de paz intramuros. Estes jovens serão responsáveis por desenvolver ações de mediação para prevenir, minimizar e solucionar conflitos entre os alunos e demais atores da escola.

O Projeto Mesc recebeu na publicação de artigo no Global Mediation Rio pela mediadora portuguesa Dulce Nascimento no texto de Mediação Escolar.

 

Com informações da DPMG

 

 

 

 

 

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *