Os defensores públicos recém-empossados provenientes do VII Concurso da Defensoria Pública de Minas Gerais participaram nesta quinta-feira (24/09) da palestra destinada à ADEP-MG dentro do 4º curso preparatório da carreira. O evento apresentou as ações da entidade, reuniu diretores da Associação e contou com a presença do presidente da ANADEP, Joaquim Neto.

 

Dando boas vindas aos novos defensores públicos, o presidente da ADEP-MG, Eduardo Cyrino Generoso, resgatou a história dos 35 anos da entidade e ressaltou as conquistas e lutas das últimas décadas que permitiram o avanço da Instituição e da associação. “Foi um trabalho difícil, árduo, com suor e com gasto de dinheiro, e este papel, que sempre foi exercido primordialmente pelas associações de classe, demanda que estejamos fortalecidos tanto no plano estadual quanto no federal”, disse o presidente. Convidando os novos defensores públicos a integrarem os quadros da Associação, Generoso destacou a importância da entidade como defensora dos direitos dos associados. “A ADEP-MG é a nossa casa, é aqui onde irão explodir nossos pleitos, nossas insatisfações, as defesas e onde irá ecoar a nossa voz”, afirmou.

 

O presidente da ANADEP, Joaquim Neto, também deu as boas vindas aos novos defensores e relatou o panorama atual das movimentações legislativas em que a entidade vem atuando junto ao Congresso Nacional e ao Governo Federal. Joaquim Neto manifestou sobre a importância da ADEP-MG no cenário nacional e a abnegação necessária para o exercício da função associativa. Além disso, o presidente da ANADP destacou a necessidade de bons relacionamentos, em especial com a sociedade civil, para a atuação do defensor público. “É na nossa porta, nas nossas calçadas que amanhecem centenas de milhares de brasileiros em busca da única voz que terão. E nós teremos que tratá-los bem, respeitá-los, amá-los e gostar de atendê-los, e com isso os teremos como aliados, porque a sociedade civil organizada e até mesmo a desorganizada é muito forte e não podemos nos afastar do povo”, avaliou Joaquim Neto.

 

Ao uso da palavra, o vice-presidente da ADEP-MG, Heitor Teixeira Lanzellotti Baldez, que também é diretor de articulação social da ANADEP, relatou o trabalho desenvolvido na associação estadual, como a atuação legislativa em busca de apoio na coleta de assinaturas para derrubada do veto ao PLP 114. O vice-presidente também falou sobre as propostas de aproximação com os associados, a importância associativa e a relação com os movimentos sociais.

 

O diretor jurídico e de defesa das prerrogativas, Guilherme Rocha de Freitas, que também acumula a gestão de convênios da ADEP-MG, exemplificou aos presentes os convênios que a associação possui com diversas empresas, oferecendo descontos e benefícios aos associados.

 

A diretora para assuntos institucionais e parlamentares em exercício, Marolinta Dutra, relatou as ações desenvolvidas pela ADEP-MG para divulgação do trabalho do defensor público, a exemplo da campanha do Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado no dia 19 de maio. Por sua vez, a diretora de eventos, Ana Flávia Oliveira Freitas, falou sobre os momentos de confraternização realizados pela entidade, como o Churrasco do Defensor e a Festa de Natal.

 

Ao final do evento, os defensores públicos conheceram a sede da ADEP-MG e tiveram a oportunidade de se filiarem junto à Associação.  

 

Confira as fotos abaixo ou clique aqui

 

 

Curso de formação do VII concurso da DPMG

 

Ascom/ ADEP-MG

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *