Cerca de 3500 pessoas passaram pela Praça de Palmeiras na região central  de Ponte Nova/MG, na última sexta-feira (10/5) em busca dos serviços oferecidos pela Defensoria Pública da comarca em seu tradicional Dia da Cidadania.

Diversas autoridades prestigiaram o evento, dentre eles, o prefeito  Guto Malta, o deputado federal Rodrigo de Castro, vereadores locais e ex-prefeitos da cidade. A ADEP-MG esteve representada pela sua vice-presidente, Marolinta Dutra e a  diretora cultural Laurelle Carvalho. Também viajaram a Ponte Nova os defensores públicos de Belo Horizonte Galeno Siqueira e  Frederico Saraiva.

 

Durante a atividade coordenada pelas defensoras públicas de Ponte Nova,  Fernanda Saraiva e Maria Antonieta Gurgel, a população recebeu, além de orientação jurídica e atendimento em diversas áreas do Direito, serviços de saúde, estética e fisioterapia, entre outros.

 

Clima de festa

As atividades foram abertas pela Guarda Mirim Estrela Radiante com a execução do Hino Nacional. Em seguida, houve apresentação de mágica com o artista  Krystyan Oliveira, espetáculo teatral  enfocando a campanha do lixo e, declamação de poesias.

 

Teste de glicose, aferição de pressão, vacinação contra a gripe, Pilates, distribuição de mudas de plantas, distribuição de bombons para as mães, pelas reeducandas,  maquiagens com produtos da Natura e cortes de cabelos também foram ofertados à população no Dia da Cidadania. As crianças não foram esquecidas. Para os pequenos, foi reservada uma área de recreação dotada de pula pula,  piscina de bolinhas e oficina de artes com balão.

 

Encerrando as atividades, trinta e dois casais celebraram a conversão de suas uniões estáveis em casamento, com direito a bolo, presentes e docinhos bem casados.

 

Um exemplo a ser seguido– A vice-presidente da ADEP-MG que participou de edições anteriores do projeto,  em Ponte Nova,  fez uso da palavra juntamente com o prefeito  Guto Malta e o deputado federal Rodrigo de Castro. Falando em nome dos defensores públicos, Marolinta agradeceu as parcerias e destacou a importância da atuação desses profissionais. Ela também  lamentou o fato de várias comarcas da região não contarem com defensores públicos.

 

“É lamentável que a  população dessas comarcas não possa gozar de pleno acesso a justiça, como Ponte Nova onde, mesmo com a Defensoria Pública   desfalcada, as defensoras exercem atendimento à população”, disse ela.  Concluindo, a vice-presidente da ADEP-MG afirmou: “Estamos, por meio da PEC 04/2014, lutando para que todo cidadão brasileiro tenha pleno acesso a justiça”.

 

Sobre o Dia da Cidadania, a representante da ADEP-MG  disse que este é um  exemplo a ser seguido em outras comarcas já que, além de divulgar o trabalho dos defensores públicos, ações como esta cumprem a função de aproximar esses profissionais da comunidade. “Em Ponte Nova, é possível verificar o quanto as defensoras gozam de prestígio junto a comunidade e autoridades locais”, ressaltou Marolinta Dutra.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ascom ADEP-MG

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *