Reunindo associados, autoridades e ex-presidentes, a Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais completou nesta quarta-feira (16/09) 35 anos de intensa atividade. Durante a comemoração, foram inaugurados os quadros com as fotografias dos ex-presidentes da entidade Felipe Augusto Cardoso Soledade e Eduardo Cavalieri Pinheiro.

 

Em sua fala, o presidente da ADEP-MG, Eduardo Cyrino Generoso, relembrou a história da associação enquanto um vídeo com fotos marcantes dos 35 anos da associação era exibido. As conquistas legislativas e institucionais, os momentos de dificuldades, além do crescimento e reconhecimento dos defensores públicos e da Instituição, foram relembrados pelo diretor, que ressaltou a importância da ADEP-MG neste processo. Generoso afirmou que a Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais “é a nossa casa. Hoje, quando eu retorno à direção da entidade, vejo uma associação forte, sólida, com sede própria e em um processo de crescimento”, afirmou.

 

Após o discurso, os ex-presidentes Felipe Augusto Cardoso Soledade, que presidiu a entidade nos biênios de 2009/11 e 2011/13, e Eduardo Cavalieri Pinheiro, que teve seu mandato realizado no biênio 2013/15, receberam placas de homenagens agradecendo o trabalho realizado durante as respectivas gestões à frente da ADEP-MG.

 

Antes da inauguração dos quadros, Generoso relembrou conquistas importantes das gestões anteriores que estavam sendo homenageadas na ocasião, como a compra da sede própria da entidade, melhorias no subsídio dos defensores públicos, além da organização de importantes congressos e seminários. Eduardo Generoso também destacou a importância da doação necessária do dirigente que está à frente de uma organização de classe precisa fazer para exercer o seu papel de servir os demais colegas. “Tem que ter coragem, porque você não está aqui para brilhar, mas para servir os colegas e estar à disposição da classe”, disse o presidente da ADEP-MG.

 

Presente no evento, a vereadora de Belo Horizonte, Elaine Matozinhos, também relembrou que seu trabalho junto a Defensoria Pública vem de longa data, muito antes da organização da Instituição nos moldes atuais. “Eu tenho muito orgulho de ter convivido e participado desta luta pela Defensoria Pública”, afirmou a parlamentar. Reafirmado sua disposição com os defensores públicos, a vereadora parabenizou a Associação.  “É um momento de grandeza estar aqui nestes 35 anos acompanhando toda esta luta, e independente de onde estiver, contem sempre com a amiga e companheira”, afirmou a vereadora.

 

Em seguida, foram inaugurados os quadros com as fotografias dos defensores públicos Felipe Augusto Cardoso Soledade e Eduardo Cavalieri Pinheiro, que agora integram a Galeria de Ex-Presidentes da Associação.

 

Em seu discurso, Felipe Soledade agradeceu o apoio dos colegas, amigos e dos filhos durante o tempo em que esteve na presidência da Associação. “É um pedaço da minha vida, das minhas emoções e vivências está aqui dentro da ADEP-MG”, relatou Soledade. Eduardo Cavalieri Pinheiro também falou sobre a experiência na presidência da entidade e agradeceu o apoio recebido neste período. “Sou muito grato aos momentos que passei e ao apoio dos colegas, da diretoria e dos funcionários da associação”, disse Cavalieri.

 

Também estiveram presentes no evento o desembargador aposentado Antônio Generoso Filho, que representou a AMAGIS, o vice-presidente da AMMP, Edson Ribeiro Baeta, a defensora pública geral, Chistiane Neves Procópio Malard, o corregedor geral da DPMG, Ricardo Sales Cordeiro, as ex-presidentes da ADEP-MG Maria Auxiliadora Viana Pinto e Piedade Ferreira dos Anjos, além dos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública, Vinícius Lopes Martins, Neusa Guilhermina Lara, Fernando Campelo Martelleto e Giselle Muniz Mendes Alves.

 

Mensagem

 

O presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, Joaquim Nento, enviou uma mensagem aos defensores públicos parabenizando a ADEP-MG: “Quero parabenizar a ADEP-MG pelos seus 35 anos, e o faço na pessoa do presidente Eduardo Generoso e sua diretoria, que vem desempenhando um brilhante trabalho no estado, bem como perante ANADEP no que diz respeito às questões nacionais. Vale lembrar que o trabalho associativo é imprescindível aos avanços da carreira e da Instituição, também é um trabalho coletivo exercido com dedicação ao longo desses 35 anos pelas diretorias que se sucedem e pela permanência de um corpo de associados que acreditam na possibilidade do avanço contínuo”.

 

Clique aqui e confira todas as fotos

 

 

 

 

 

 

Ascom/ ADEP-MG 

Fotos: Leandro Couri / Refinaria da Imagem

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *