O defensor público de Minas Gerais em atuação na 2ª Instância e Tribunais Superiores (DESITS/CÍVEL), Felipe Augusto Cardoso Soledade, participou das comemorações da Semana da Enfermagem no Hospital Alberto Cavalcanti, em Belo Horizonte. Com o tema “Responsabilidade da Enfermagem: administrativa, cível e criminal”, o defensor falou sobre os direitos e deveres dos profissionais nas diferentes esferas.

 

Ao início da palestra, Felipe Soledade explicou o sistema de justiça e as diversas atuações da Defensoria Pública. O defensor também falou sobre a campanha nacional da ANADEP em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, que em 2016 tem como tema o acesso à saúde.

 

Citando a italiana Florence Nightingale, considerada uma das fundadoras da enfermagem e destaque no tratamento dos feridos durante a Guerra da Crimeia no século XIX, Soledade homenageou os profissionais da “arte de cuidar”. “O defensor público e o profissional de enfermagem são profissões muito próximas. A Enfermagem é arte de cuidar, e a Defensoria Pública é a assistência, o cuidar daquelas pessoas que não podem pagar por um advogado particular”, afirmou o defensor.

 

Trazendo casos reais julgados na justiça envolvendo profissionais da enfermagem, Felipe Soledade explicou os conceitos e legislações que incidem responsabilidade na área administrativa, cível e criminal. Com participação intensa do público, as dúvidas sobre os direitos e deveres dos profissionais de enfermagem foram debatidas com o intuito de esclarecer e orientar em direitos.

 

Para a coordenadora de enfermagem do Hospital Alberto Cavalcanti, Gisele de Oliveira Soledade, a palestra trouxe informações e conhecimento que podem amparar o trabalho dos profissionais de enfermagem. “O tema do Direito está presente constantemente conosco, principalmente porque trabalhamos com vida. Por isso, é muito importante termos conhecimento, sabermos nossos direitos e reforçar os nossos deveres”, avaliou a coordenadora.

 

 

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *