Nesta segunda-feira (21/10), a presidenta da ADEP-MG, Marolinta Dutra, juntamente com a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, reuniram-se com a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.
Durante o encontro, foi discutido o papel da Defensoria Pública e as principais pautas que se alinham à agenda do Ministério. As dirigentes apresentaram a campanha nacional de educação em direitos da ANADEP, com destaque para a deste ano: “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”, além da campanha “Racismo se combate em todo lugar”, lançado em 2021.
Marolinta ressaltou os avanços das políticas afirmativas de raça no âmbito institucional, como a implementação de cotas nos concursos de ingresso para a carreira de defensoras e defensores públicos. Ao comentar sobre a importância do diálogo com o Ministério, Marolinta afirmou:
“As associações desempenham um papel essencial para levar o conhecimento sobre a Defensoria Pública aos mais variados públicos, desde a sociedade em geral até governos e parlamentos locais.”
Rivana Ricarte, presidente da ANADEP, também destacou a atuação nas comissões temáticas da entidade e a participação da Associação Nacional em diversos colegiados, como o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) e o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).
A ministra Macaé Evaristo, parceira de longa data da Defensoria Pública de Minas Gerais, agradeceu o encontro e afirmou: “O MDHC e as Associações estão totalmente alinhados com essas agendas e pautas.”
Fotos: ASCOM ANADEP