Foi autorizada para uso emergencial no Brasil, em 17 de janeiro, a vacina contra Covid-19, CoronaVac. A aprovação do imunizante, produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, desperta esperança no combate ao Coronavírus.
Neste primeiro momento, a vacinação no estado de Minas Gerais é destinada somente a grupos prioritários. São eles: profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19; pessoas com 60 anos ou mais vivendo em instituições de longa permanência para idosos; pessoas maiores de 18 anos portadores de deficiência vivendo em residências inclusivas; e a população de áreas indígenas.
Os estudos da CoronaVac foram realizados para se verificar a eficácia contra a doença causada pelo Covid-19, mas não há comprovação de que a vacina evite a infecção pelo vírus, ou seja, após receber o esquema vacinal completo, as medidas de biossegurança, como higiene e uso de máscaras, deverão ser mantidas, uma vez que existe o risco de infecção e transmissão do vírus.
Antes de ser vacinado, algumas informações também serão analisadas pelos profissionais de saúde e, de acordo com a análise de caso de cada paciente, será decidido se poderá ser administrada a vacina e o melhor momento para o feito. Histórico familiar ou pessoal de convulsão, histórico de alergias, gravidez, doenças crônicas, dentre outras particularidades são algumas situações que devem ser analisadas previamente.
Tem mais dúvidas sobre a vacina CoronaVac? Agende sua consulta no atendimento médico da ADEP-MG. As consultas médicas acontecem às terças-feiras, das 13h às 17 horas, e nas quintas-feiras, das 08h às 12 horas. Marque seu atendimento pelo telefone (31) 3295-0520.
Defensoras e defensores públicos não param
Desde 18 de março, as defensoras e defensores públicos mineiros vêm atuando prioritariamente em regime remoto de teletrabalho. A ADEP-MG, junto à ANADEP, promove a campanha #defensorasedefensorespúblicosnãoparam, que destaca a dedicação e empenho da categoria em continuar levando acesso à justiça aos cidadãos mesmo em meio uma situação tão difícil.