A ADEP-MG realizou na última sexta-feira (14/03) a solenidade de posse dos Conselhos Diretor, Fiscal e Consultivo para o biênio 2023-2025. A cerimônia, diversa e inclusiva, aconteceu no espaço Casa Cidade Jardim, em Belo Horizonte, e contou com a participação de um grande público e com a apresentação especial do jovem sambista, Miguel Vicente.

 

 

Ao início da solenidade, que contou com interpretes de libras, os presentes foram contagiados pelo sorriso e talento do sambista Miguel Vicente. Com apenas 12 anos e natural de Itaperuna, no Rio de Janeiro, o artista vem conquistando o Brasil e participando de diversos eventos e programas de televisão. Ao longo de evento, o sambista cantou as músicas “Gira Girou”, “Conselho”, “Coisa de Pele” e “Acreditar”.

 

 

Compuseram o dispositivo solene: a presidenta da ADEP-MG, Marolinta Dutra; a defensora-pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias; a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; o corregedor-geral da DPMG, Galeno Gomes Siqueira; a deputada estadual Andréia de Jesus, na ocasião representando a Assembleia de Minas Gerais; o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Eustáquio Lucas Pereira; o promotor de justiça Emanuel Levenhagen, representando o Ministério Público de Minas Gerais; e o advogado-geral adjunto, Fábio Murilo Nazar, representando o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Sérgio Pessoa.

As novas e novos componentes dos Conselhos Diretor, Fiscal e Consultivo foram chamados a frente do palco para assinar o livro de posse.

 

União

 

 

A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, ao uso da palavra, falou sobre a campanha da ANADEP deste ano que tem como tema “Defensoria Pública: Em ação pela inclusão”, ao se referir sobre a presença de interpretes de libras no evento. Ainda em sua fala, Rivana Ricarte destacou a importância e as conquistas da ADEP-MG ao longo dos anos, e celebrou o futuro com a nova administração.

“Celebrar Mara na presidência da ADEP-MG é celebrar a força da mulher negra que capitaneia o desejo dos defensores públicos de Minas Gerais, que confiam no trabalho de união e no trabalho com responsabilidade. Registro elogios à Mara pela capacidade de agrupar e unir tantos colegas talentosos em sua diretoria, mas, além disso, registro elogios ao seu compromisso de fazer uma ADEP mais plural, diversa e inclusiva, e de um trabalho de verdadeira parceria com as associações dos estados e com a ANADEP”, disse Ricarte.

 

 

Por sua vez, a defensora pública-geral, Raquel da Costa Dias, recordou a importância da ADEP-MG na construção e a colocação do artigo 134, que trata sobre a Defensoria Pública, na Constituição Federal de 1988. “Se estamos aqui hoje reunidos, é porque esse artigo consta na nossa Carta Magna”, asseverou Raquel Dias. A defensora-pública geral desejou sorte a nova diretoria e lembrou do crescimento conjunto da Instituição e da Associação. “Com o fortalecimento da Defensoria Pública, a ADEP-MG cresceu e se fortaleceu. A contínua busca de reconhecimento e crescimento institucionais se misturam hoje com a manutenção dos direitos de seus associados, além de contraprestações pagas pelos mesmos”, disse.

 

Diversidade e inclusão

 

 

Ovacionada, a presidenta da ADEP-MG, Marolinta Dutra agradeceu a todas e todos que confiaram nas propostas da chapa “Diversidade e Inclusão: uma ADEP para todas e todos”, que atingiu uma marca histórica “seja pelo recorde de associadas e associados votantes, seja pelo primeiro referendo de uma mulher na presidência da ADEP-MG”, afirmou Marolinta.

 

Ressaltando o crescimento da Defensoria Pública e o papel da Associação nesse fortalecimento, a presidenta destacou a necessidade da Instituição de zelar por seus membros e membras, servidoras e servidores, cuidando, principalmente, da saúde mental.

 

“Eu, como mãe de um filho neuroatípico, posso falar com propriedade que precisamos de tempo e atenção para nossos afetos, nossas relações pessoais, nossas famílias, nossas amizades. Seremos profissionais melhores se nos dedicarmos também àquilo que nos motiva a sermos pessoas melhores”, avaliou.

 

O cuidado, a diversidade, a inclusão e a valorização do ser humano, de acordo com Marolinta Dutra, será motor do trabalho da nova administração da ADEP-MG. “Esta gestão tem, pois, o compromisso de estar ao lado das defensoras e defensores públicos em suas demandas por melhores condições de trabalho, e, principalmente, pela valorização daqueles que são instrumentos do Estado Democrático para viabilizar a realização do ser humano como cidadão”, afirmou a presidenta da Associação.

 

 

Clique aqui e confira todas as fotos

 

Fotos: Leandro Couri

Recommended Posts