Uma tarde de reencontros, palestras e confraternização. A ADEP-MG recebeu na tarde desta quarta-feira (09/08) as associadas e os associados inativos para a retomada do projeto “Sempre na Ativa”. O evento contou com palestras e apresentação artística, e recebeu associadas e associados da capital e do interior.

 

Abrindo o evento, a presidenta da ADEP-MG, Marolinta Dutra, externou a alegria em retomar o projeto e receber na sede as associadas e associados inativos que muito contribuíram para construção da Associação e da própria Defensoria Pública. Marolinta falou sobre as frentes de trabalho da ADEP-MG e convocou os presentes continuarem participando das ações da Associação.

 

O diretor de inativos e pensionistas, Varlen Vidal, também manifestou sobre a felicidade de reencontrar os colegas e ressaltou que o projeto “Sempre na Ativa” tem como objetivo aproximar e criar atividades para as associadas e associados inativos. O diretor também destacou que as defensoras e os defensores aposentados ainda tem o compromisso de ser a memória viva da história da Defensoria Pública e da Associação.

 

Como primeira palestra do dia, a médica da ADEP-MG, Lorena Barcala, falou sobre os distúrbios do sono. Foram explicados os diversos tipos de distúrbios, os motivos causadores e as consequências que uma noite de sono sem qualidade pode trazer para as pessoas. Lorena Barcala também orientou sobre o conjunto de inciativas para solucionar o problema, como a busca de avaliação médica, adotar melhorares hábitos de vida e realizar a higiene do sono.

 

Os cuidados para não cair em golpes virtuais e como aumentar a segurança no ambiente digital foi tema da palestra proferida pela equipe da Statera, empresa de tecnologia que atende na ADEP-MG. O diretor comercial e administrativo, Egon Cândido, e a líder de sucesso do cliente, Deysiane Costa, falaram sobre como aumentar o nível de segurança das redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

 

Em seguida, os dançarinos Paulo de Tarso e Cristiane Teixeira abrilhantaram o evento com apresentação de dança nos ritmos do samba, tango e bolero. Ao final do evento, foram sorteadas orquídeas entre os participantes.

 

Reencontros

 

Para a associada Moema Guaraciaba Gomes Pereira, o “Sempre na Ativa” é uma oportunidade reunir os colegas de Defensoria Pública e retomar o contato que existia quando estavam em atividade. “É uma iniciativa maravilhosa, muito bom estar aqui presencialmente, podendo abraçar os colegas e ouvir as histórias, porque muitos nós já não temos o contato presencial”, disse.

 

Aposentado em outubro de 2022, o defensor público Carlos Gonzaga Cesário, veio de Lavras para participar do Sempre na Ativa. Segundo ele, ainda está “tentando entender a aposentadoria”, mas considera que é algo fruto do trabalho ao longo de anos. “Esperamos que todos os colegas atinjam esse ponto que é uma aposentadoria depois de anos de trabalho, pois é se sentir gratificado e valorizado pelo trabalho que exercemos”, avaliou.

 

Relembrando os desafios de criar a ADEP-MG nos anos de 1980, a defensora pública Rosa Saud Horta avalia que todo o esforço para valorização da carreira das defensoras e defensores públicos valeu a pena. “É bom que a gente vê que foi um trabalho que não foi em vão, que deu resultado e é hoje essa maravilha de Associação e de Defensoria”, celebrou.

 

Clique aqui e confira todas as fotos!

Recommended Posts