O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o destaque do encerramento oficial do XVI Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP), realizado na sexta-feira (15/11), em São Luís, Maranhão.
A mesa de encerramento contou com a presença da presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; da vice-presidenta administrativa, Fernanda Fernandes; e do presidente da ADPEMA, Thiago Amin.
Em sua palestra magna, Dino relembrou sua atuação como presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) e o lançamento, em 2001, da campanha nacional “Justiça Para Todos”, que teve entre seus objetivos o fortalecimento da Defensoria Pública. Ele destacou o avanço da instituição nas últimas duas décadas.
Dino explorou os valores de liberdade, igualdade e fraternidade como pilares da democracia liberal, enfatizando a necessidade de proteger esses princípios em meio aos desafios da modernidade. Segundo ele, a tecnologia trouxe avanços, como o acesso remoto à justiça, mas não pode comprometer a humanização.
O ministro também refletiu sobre o papel das instituições no fortalecimento do Estado Democrático de Direito e a cobrança social pela efetivação dos direitos garantidos na Constituição de 1988.
Encerrando sua participação, Dino elogiou o evento realizado em sua terra natal e no Dia da Proclamação da República.