Com objetivo de inspecionar as instalações e verificar o acesso aos serviços de saúde, defensores públicos mineiros integrantes da Comissão Temática de Saúde da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) vistoriaram na sexta-feira (04/08) a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. A ação aconteceu simultaneamente em diversas regiões do país e marcou o Dia Nacional da Saúde, comemorado no sábado (05/08).

A inspeção em Belo Horizonte foi realizada pelos defensores públicos Bruno Barcala, Rodrigo Delage e Carlos Magno Miqueri, ambos em atuação na Defensoria Especializada de Saúde e na Capital. Durante a vistoria, foram analisadas as principais demandas que chegam à Defensoria Pública provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Santa Casa foi a primeira instituição de saúde instalada em Belo Horizonte no final do século XIX. Hoje, é considerada como o maior hospital e a maior prestadora de serviços ao SUS em Minas Gerais, possuindo mais de mil leitos. Entretanto, o complexo hospitalar da Santa Casa vem sofrendo problemas financeiros para manutenção dos serviços, chegando a fechar alas inteiras devido à falta de verbas.

Para o defensor público Bruno Barcala, integrante da Comissão da ANADEP, apesar das restrições financeiras que o hospital vem enfrentando, as atividades hospitalares encontram-se em pleno funcionamento e em boas condições. Entretanto, a vistoria constatou a necessidade da resolução de problemas causados pela falta de recursos financeiros. “Existem pontos que merecem cuidados, especialmente no que tange a reabertura de quinze leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que estão fechadas, mas se encontram devidamente aparelhadas”, explicou o defensor. Os recursos da Santa Casa são oriundos do SUS.

Após a vistoria, os defensores públicos devem se reunir com a diretoria da Santa Casa para que possam buscar medidas conjuntas para resolução dos problemas encontrados.

 

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *