O curso “Defensoras Populares” chegou ao final em uma noite de lágrimas e esperança de uma sociedade melhor. Em solenidade realizada nesta segunda feira, 18/12, no auditório da CEMIG, autoridades e familiares acompanharam a cerimônia de formatura da primeira turma.

São 114 mulheres que, hoje, têm conhecimento teórico e prático para acolher e orientar, dentro de suas próprias comunidades, vítimas de violência de gênero. Para além da temática da violência domésticas, as aulas do curso oferecido pela Escola Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais (Esdep-MG), as participantes aprenderam sobre a violência contra mulheres negras, transgêneras,  violência obstétrica, atenção psicossocial à mulher em situação de violência, acesso aos serviços de saúde, direito de família, mulheres em situação de drogadição e o acesso à política.

 

Formada como defensora popular, a advogada Michele Arcieri viu o curso como uma oportunidade de para conhecer as instituições de defesa das mulheres. “Às vezes, a pesar de sabermos da existência, por exemplo, da delegacia da mulher, nós não sabemos onde é e como funciona o atendimento. O curso trouxe muito desta questão prática, possibilitou que hoje nós possamos multiplicar e levar esse conhecimento para as pessoas que estão precisando” afirmou.

O curso “Defensoras Populares” foi uma iniciativa da Esdep-MG em parceria com a Defensoria Especializada na Mulher Vítima de Violência, e contou com o apoio da ADEP-MG e diversos parceiros.

 

[divide]

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *