Em cada vídeo exibido, os olhos se enchiam de lágrimas e uma emoção abrangia o ambiente. Esse foi o cenário do lançamento da websérie “Voz de Inclusão”, realizado na última sexta-feira (15/09), na sede da ADEP-MG. Produzida pela Associação mineira, o evento reuniu personagens, familiares, autoridades, defensoras e defensores públicos para acompanhar a história de oito pessoas com deficiência e familiares que são assistidos ou integram a Defensoria Pública de Minas Gerais.

 

Abrindo o evento, a presidenta da ADEP-MG, Marolinta Dutra, falou sobre a emoção em lançar a websérie para que a voz seja dada de fato a quem vive uma situação e que muitas vezes não são ouvidas como deveriam. Marolinta Dutra lembrou ainda que os espaços de direitos para as pessoas com deficiência devem ser defendidos por toda sociedade, em especial os membras e os membros da Defensoria Pública.

 

“Cabe a toda sociedade e, especialmente nós, defensoras e defensores públicos, garantirmos o acesso aos direitos e trabalharmos por uma inclusão plena, livre do capacitismo, para que possamos evoluir como Instituição, como agentes de transformação social, como cidadãos e como seres humanos”, afirmou a presidenta da ADEP-MG.

 

Ao uso da palavra, a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, falou sobre a importância de Minas Gerais para criação da Comissão Temática da Pessoa com Deficiência e para a realização da campanha “Defensoria Pública: Em Ação pela Inclusão”. Ricarte destacou ainda o engajamento das associações estaduais na divulgação da campanha nacional. “A cada evento que é feito nos estados, a gente vê o abraço do tema pelas associações estaduais, pelos movimentos sociais, Defensorias e demais instituições, o que dá mais força para que a campanha continue”, avaliou.

Durante o evento foram exibidos os vídeos de cada um dos oito personagens. A cada apresentação, a emoção tomava conta dos presentes e dos próprios participantes da websérie. Em seguida, a fala foi aberta aos participantes para falarem sobre a experiência de participar do projeto “Voz de Inclusão”.

 

A websérie “Voz de Inclusão” é composta por oito vídeos que serão disponibilizados semanalmente nos canais da ADEP-MG. A ação faz parte da campanha “Defensoria Pública: Em Ação pela Inclusão” realizada pela ANADEP, que tem o apoio da ADEP-MG, e tem por objetivo ressaltar a atuação das defensoras e dos defensores públicos na garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

 

Episódio 01

 

No episódio de estreia divulgado nas redes sociais e no canal do YouTube da ADEP-MG, foi escolhido o importante e necessário depoimento do defensor público de Abre Campo, Sérgio Pereira Lima. Há 25 anos na Defensoria Pública de Minas Gerais, sua história de vida e dedicação aos assistidos é reconhecida e aplaudida por todas e todos.

 

Clique aqui e confira.

 

 

Recommended Posts