Na manhã desta sexta-feira (26/08), no auditório da Defensoria Pública de Minas Gerais, 19 defensoras e defensores públicos aprovados no VIII Concurso para Ingresso na Carreira da Instituição foram empossados em sessão solene do Conselho Superior da DPMG. Familiares, amigos, autoridades, defensoras e defensores públicos acompanharam a solenidade que formalizou o resultado de sonhos e de muitos esforços.

 

Ao início da sessão, o empossando Carlos Henrique Pereira Alcantara leu compromisso de posse. Na sequência, as membras e membros do Conselho Superior assinaram o livro de posse, seguidos pelos empossandos.

 

Oradores

 

O defensor público Luis Fernando Dias Souza, um dos oradores, destacou o momento da posse como a celebração da vitória e da realização de um sonho conjunto. O novo defensor ressaltou ainda a missão da Defensoria Pública de “dar voz e vez às excluídas e excluídos, às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e jurídica”.

 

“Em especial nos tempos difíceis em que vivemos, com a volta da fome, da extrema pobreza, da desigualdade e da exclusão social, a importância do papel da Defensoria Pública como instrumento de transformação da realidade social se sobreleva”, observou o defensor público.

 

Por sua vez, a defensora pública Bárbara Maria Martins Ribeiro, também oradora, resgatou a sua história com a Defensoria Pública. Em 2014 foi estagiária acadêmica na unidade da Instituição na comarca de Viçosa e, em 2020, atuou como estagiária de pós-graduação na Defensoria Pública de Ipatinga. “Hoje, 26 de agosto de 2022, orgulhosamente eu retorno à Defensoria mineira, desta vez como defensora pública”, comemorou Bárbara Ribeiro.

 

Ainda em seu discurso, a defensora pública destacou que a Defensoria Pública nomeou todas e todos os aprovados no VIII Concurso da Carreira, e frisou o fato deste ser o primeiro certame da Instituição com o sistema de cotas.

 

“Nosso concurso é histórico, sendo o primeiro da Instituição com previsão de vagas reservadas à população negra. De 142 aprovadas e aprovados, somos 38 negras e negros. Um número ainda insuficiente e que não reflete a cor do nosso país, mas que, com toda certeza, representa um avanço na composição dos quadros do sistema de justiça”, avaliou a defensora pública.

 

Esperança

 

Ao uso da palavra, o presidente da ADEP-MG, Fernando Martelleto, rememorou o discurso realizado na ocasião da posse da primeira turma do atual VIII Concurso, em outubro de 2020. Resgatando a fala da época, Martelleto afirmou que o ato de “defensorar” é uma atividade singular devido aos desafios encontrados no cotidiano da atuação. Entretanto, o defensor lembrou que a cor verde utilizada como símbolo pela Defensoria Pública representa a esperança e, destacando Paulo Freire, citado no primeiro discurso, conforme o entendimento do célebre educador, a palavra esperança é proveniente do verbo esperançar, que é buscar a melhoria, o desenvolvimento. Neste sentido, Fernando Martelleto observou que a ADEP-MG é a retaguarda para a atuação e a evolução das novas defensoras e dos novos defensores.

 

“Os senhores terão que conviver com a adversidade, com contradição, com toda sorte de incertezas e injustiças, mas terão que conviver também com aqueles que atuam e trabalham pela promoção da justiça. De tal sorte, o bom combate é aquele contra a miséria, a mazela, exclusão social, e todas as desigualdades de raça, gênero e opiniões, em busca de uma sociedade melhor e mais justa. E nesse desiderato, contem com a nossa Associação de classe, que está aqui na retaguarda para dar-lhes apoio, segurança e incentivo nessa atuação firme e corajosa”, disse Martelleto.

 

Foco no vulnerável

 

A defensora pública-geral, Raquel da Costa Dias, deu boas-vindas as novas defensoras e defensores públicos e afirmou que estar próximo do assistido é o que diferencia a Defensoria Pública das demais instituições. Assim, conforme a defensora pública-geral, as novas membras e membros da carreira devem ter “objetivo comum de fazer o certo e o que precisa ser feito para que a justiça chegue às mãos de quem está em situação de vulnerabilidade”.

 

“Estamos e somos 100% Defensoria Pública e precisamos de vocês para fazer esta Instituição crescer, avançar e chegar a tantas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade nas diversas realidades existem em nossas Minas Gerais”, pontuou a defensora pública-geral.

 

Confira todas as fotos da posse no link https://flic.kr/s/aHBqjA4uJ6

Recommended Posts