Na semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, realizará uma programação de debates sobre resgate histórico das lutas e resistência das mulheres mineiras ao longo dos últimos três séculos. A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) é uma das instituições apoiadoras da ação.
O evento “Sempre Vivas: Mulheres, história e resistência” também integrará a celebração dos 300 anos de Minas Gerais e objetiva oferecer uma oportunidade para fortalecer a luta pelos direitos das mulheres. A abertura oficial será dia 6, às 9 horas, no Auditório José Alencar, seguida pela homenagem com votos de congratulações a 42 ativistas que fizeram ou fazem história em nosso Estado, algumas já falecidas.
Toda programação será gratuita. Confira abaixo:
06/03/2020 (quinta-feira)
9h – Abertura oficial da programação. ALMG – Auditório José Alencar Gomes da Silva (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG)
13h às 18h – Audiência Pública e diversas atividades: debates, rodas de conversa e apresentações culturais. Tenda na Praça Sete (esquina da Rua dos Carijós, em Belo Horizonte)
10/03/2020 (terça-feira) | ALMG – Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG)
9h às 18h: Feira Rainha Tereza de Benguela
15h: Roda de conversa: Mulheres, democracia e resistência
11/03/2020 (quarta-feira) | ALMG – Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG)
9h às 18h: Feira Rainha Tereza de Benguela
15h: Roda de conversa: Direitos sexuais e reprodutivos e violência obstétrica
Divulgação
Seguindo a temática do mês da mulher, a defensora pública atuação no Nudem-BH e associada, Samantha Vilarinho Mello Alves, participou do programa “Canal Exibidas”. A atração é apresentada pela professora Mariah Brochado, e contou com a participação da desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Kárin Emmerich. Durante o programa, as convidadas falaram sobre os direitos das mulheres, violência contra a mulher e seus trabalhos em prol da causa feminina.
Confira o programa completo:
Bloco 1: https://youtu.be/hAmJZc2G7_w
Bloco 2: https://youtu.be/AoO98hkyNU4