A defensora pública lotada na Defensoria Pública Especializada na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência de Belo Horizonte (Nudem), Laurelle Carvalho de Araújo, participou nos dias 09 e 10 de agosto em Brasília da XII Jornada da Lei Maria da Penha. O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2007, trouxe como tema neste ano a importância da sensibilização dos profissionais do Sistema de Justiça para investigar, processar e julgar os casos de feminicídios.

O feminicídio é caracterizado quando a mulher, vítima de homicídio, tentado ou consumado, sofre a ação decorrente da violência doméstica e familiar ou simplesmente pelo seu gênero. Com o aumento de casos dessa espécie, o encontro abordou a necessidade da capacitação dos profissionais que lidam com a violência doméstica contra a mulher em busca da concretização das Diretrizes Nacionais sobre Feminicídio, estabelecidas pelas Nações Unidas (ONU Mulheres), e ratificado pelo governo brasileiro, em 2016.

A Defensoria Pública teve participação ativa no evento por meio dos painéis “Por que feminicídio? A necessidade de adequação da atuação do Sistema de Justiça Criminal à perspectiva de gênero nas mortes violentas de mulheres” e “boas práticas em rede de enfrentamento à violência contra as mulheres do Distrito Federal”, conduzidos pela defensora pública do DF, Ducielly Nóbrega.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *