O defensor público associado Marcos Lourenço Capanema de Almeida tomou posse como juiz substituto no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, em sessão virtual realizada na tarde desta quinta-feira (15/10). O presidente da ADEPMG, Fernando Campelo Martelleto, participou da solenidade de posse do defensor público associado.
Em seu discurso, Marcos Lourenço Capanema relembrou sua posse como defensor público em 2015, e, em referência ao Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro, pontuou a satisfação de atuar juntamente com ex-alunas.
O defensor e agora juiz substituto do TRE-MG também falou das suas atividades na Defensoria Pública e a relação da instituição com a Justiça Eleitoral.
“Sou da Defensoria Pública que intervém em favor dos eleitores para a obtenção do medicamento, da vaga em creche, do passe escolar ou do leito em UTI, impedindo que o serviço público seja tratado como benesse e que macule a liberdade do voto ou a normalidade e legitimidade das eleições. Onde existe Defensoria Pública estruturada, há menos compra de voto e abuso de poder, menos clientelismo. Sou da Defensoria Pública que, ao lado do TRE e da advocacia, viabiliza o voto do preso provisório e do adolescente em internação, pois o cárcere, sem o trânsito em julgado em matéria penal, não despe o cidadão dos seus direitos políticos. Sou da Defensoria Pública da educação em direitos, da educação para a cidadania, da promoção dos direitos humanos – dentre os quais se encontram os direitos políticos.”
A solenidade de posse pode ser vista no canal do YouTube do TER-MG por meio deste link