Seguem abertas as inscrições online para o III Congresso Estadual dos Defensores Públicos de Minas Gerais. O evento será realizado entre os dias 17 e 19 de novembro no auditório da Defensoria Pública (Rua Bernardo Guimarães, 2640- Santo Agostinho-Belo Horizonte) e trará à discussão assuntos que muito irão contribuir para a qualificação profissional e o trabalho diário dos defensores.
As inscrições podem ser feitas no site www.adepmg.org.br/congresso2016. Defensores públicos associados da ADEP-MG e ANADEP, estagiários e voluntários da Defensoria Pública não pagam. Defensores públicos não associados poderão efetuar a inscrição normalmente e efetuar o pagamento no valor de R$ 250,00 no credenciamento.
Palestra Magna
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, fará palestra magna na abertura do Simpósio, na quinta-feira, 17 de novembro, as 19h30. Em seguida, haverá uma apresentação teatral com o grupo mineiro Confesso.
Os trabalhos do Congresso terão inicio as 9h30 de sexta-feira (18/11) e prosseguirão até o fim do dia.
Comendas
Ás 16 horas do dia 18 de novembro a ADEP-MG fará a entrega do Colar de Mérito Umbelina Lopes à deputada estadual Rosangela Reis (Pros-MG). O presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), defensor público do estado do Maranhão, Joaquim Neto, também será homenageado com a Medalha de Honra do Mérito Profissional, da Associação.
As comendas instituídas pela ADEP-MG são uma forma de homenagear personalidades que realizam ou realizaram serviço de relevância para a instituição Defensoria Pública, os defensores públicos e, consequentemente, para o cidadão hipossuficiente que não tem acesso à Justiça.
UMBELINA LOPES
O Colar de Mérito leva o nome da defensora pública e ex-diretora da ADEP-MG, Umbelina Lopes, por seu papel de destaque na luta em defesa da mulher vítima de violência. Uma das mentoras do Núcleo de Defesa da Mulher na Defensoria Pública de Minas Gerais, Umbelina foi a primeira coordenadora do Nudem em Belo Horizonte. Suas experiências com o sofrimento feminino levaram-na a escrever o livro “Mulheres em Pedaços – Histórias Reias de Violência Doméstica”. Umbelina Lopes morreu em março de 2009, aos 52 anos.
Ascom ADEP-MG
No comment yet, add your voice below!