Estudantes do curso de Direito da Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte) em Montes Claros, tiveram nesta semana contato direto com o trabalho de defensoras e defensores públicos daquela comarca. Palestra e visita à Defensoria Pública deram aos acadêmicos a dimensão da atuação da Instituição para o acesso à saúde.
Na manhã desta quinta-feira (12/09), a defensora pública associada Maurina Fonseca Mota de Matos proferiu a palestra “Aspectos processuais nas demandas da saúde”, expondo como pacientes buscam o sistema de justiça para ter acesso à saúde. A palestra integrou o projeto “Valorização da pessoa com câncer” desenvolvido pela faculdade e voltado aos direitos dessas pessoas.
Professora do curso e coordenadora do Centro de Pesquisa do campus São Norberto, Maria Fernanda Fonseca, destacou a importância da palestra realizada pela defensora pública. “A Dra. Maurina veio para contribuir com uma palestra sobre os processos e procedimentos jurídicos da área de saúde, e a experiência que ela adquiriu da Defensoria cotidianamente. A defensora proporcionou isso para os nossos alunos, já que puderam ver como caminha o processo de acesso aos medicamentos, principalmente com ênfase na questão do paciente oncológico”, explica a professora.
“Tivemos aqui uma troca de experiência para os acadêmicos, desde a competência do juízo aos documentos necessários e, também, quais as situações mais corriqueiras no dia a dia do defensor público, que também não será diferente do advogado”, avaliou Maurina Mota.
Acompanhamento
Na quarta-feira (11/09), acadêmicos do 10º período que estagiam no Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJF, passaram a tarde na Defensoria Pública acompanhando o trabalho dos estagiários da instituição.
Com informações e fotos da Funorte