Neste domingo (06), associadas e associados da ADEP-MG atuaram na Missão de Observação Eleitoral durante o 1º turno das eleições municipais em Minas Gerais.
A ação, credenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), foi organizada pela ANADEP e pelas Associações Estaduais para contribuir para boa realização dos procedimentos organizados pela justiça eleitoral. As observações realizadas serão enviadas para produção de um relatório pela ANADEP.
Em Belo Horizonte, o vice-presidente da ADEP-MG, Rômulo Luís Veloso de Carvalho, esteve presente em diversos locais de votação, incluindo o Colégio Santo Agostinho, onde a ministra do TSE, Cármen Lúcia, cumprimentou os observadores.
Também participaram da ação de observação a associada Mônica Costa, em Ituiutaba; o associado Rafael Henrique de Magalhães Souza, no município de Itaúna, Luis Ernesto da Silva Soares, em Belo Horizonte e o associado Carlos Eduardo Vieira da Silva na cidade de Unaí.
No Brasil, 63 defensores(as) públicos(as) atuaram em 32 cidades de 19 estados. Essa foi a segunda participação da ANADEP em uma Missão de Observação Eleitoral, repetindo a experiência iniciada nas eleições presidenciais de 2022.
A ação reflete uma parceria entre a ANADEP e as Associações Estaduais, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral no país.