O presidente da ADEP-MG, Eduardo Cyrino Generoso, e o associado Fernando Martelleto, prestigiaram na noite desta terça-feira (24/04) a outorga do título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante seu discurso, reiterou a confiança de que sua visão universalista e humanista para a construção de um mundo com paz e mais justiça continue a ser cultivada pelas novas gerações de estudiosos do Direito.
Carreira
Professor emérito de Direito Internacional da Universidade de Brasília (UnB), Antônio Augusto Cançado Trindade é também professor honorário de Direito Internacional da Universidade de Utrecht (Países Baixos) e membro honorário da Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde obteve doutorado – sua tese, Desenvolvimentos na regra de esgotamento dos recursos internos em direito internacional, defendida em 1977, foi agraciada com o Prêmio Yorke.
Detém o título de Doutor Honoris Causa em universidades de países em distintos continentes, como Chile, Peru, Paraguai, Argentina, Grécia, Espanha e Índia. Foi professor de Direito Internacional na Academia Diplomática Rio Branco (Brasil).
Tem atuado como professor convidado e professor visitante em universidades de diversos países da Europa, das Américas e da Ásia, e como docente nos cursos anuais de Direito Internacional organizados pela Comissão Jurídica Interamericana da Organização dos Estados Americanos (OEA), bem como nas sessões anuais de estudo do Instituto Internacional de Direitos Humanos (França), instituição na qual é titular da cadeira Fondation Roi Baudouin, e na Academia de Direito Internacional Humanitário.
Na eleição para integrar o Tribunal de Haia, obteve a maior votação já recebida por um magistrado na história da instituição. Na Corte Interamericana de Direitos Humanos, é hoje reconhecido internacionalmente por fortalecer a proteção dos direitos da pessoa humana.
Ex-consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, é membro titular do Institut de Droit International e do Curatorium da Academia de Direito Internacional da Haia (onde representa toda a América Latina). É membro das academias Mineira e Brasileira de Letras Jurídicas. Recebeu, em 2002, o prêmio Pontes de Miranda, da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, com a obra intitulada O Direito Internacional em um mundo em transformação.
Com informações da UFMG
Acima, o presidente da ADEP-MG, Eduardo Generoso, com o homenageado, e o defensor associado, Fernando Martelleto com a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida.
No comment yet, add your voice below!