Na última sexta-feira (20/05) o presidente da ADEP-MG, Fernando Martelleto, participou do painel “Acesso à Justiça: Natureza e Desdobramento na Ordem Nacional e Internacional”, evento que encerrou a programação da Semana da Defensoria Pública de Minas Gerais. A palestra foi proferida pelo defensor público no estado do Texas/EUA e primeiro vice-diretor da Associação Americana de Advogados, Geoff Burkhart, e contou ainda com a participação do defensor público do Rio de Janeiro, Cleber Alves, do defensor público Alfredo Emanuel.

 

Em abril, o Senado dos Estados Unidos aprovou a indicação de Ketanji Brown Jackson para uma cadeira na Suprema Corte do país. Com a aprovação, Jackson, que atuou como defensora pública, se tornou a primeira mulher negra a assumir uma posição na mais alta corte dos EUA.

“Quem a conhece sabe que é uma profissional brilhante, uma juíza muito justa e será uma importante contribuição para o nosso trabalho. Nunca houve na história do país, um defensor público atuando no tribunal. Sempre tivemos promotores e advogados de grandes escritórios corporativos. Agora temos alguém que, de fato, defende seus clientes nos momentos mais difíceis de suas vidas, que sabe o que significa defender uma pessoa que nunca teve voz”, ressaltou o defensor americano.

 

Defensoria Pública e Democracia

Ainda na sexta-feira (20/05), Fernando Martelleto compôs a mesa de abertura do painel “Defensoria Pública e Democracia”, que contou com a palestra “Controle de Constitucionalidade: novas perspectivas para a atuação da Defensoria Pública” proferida pelo advogado, professor mestre e doutor em Direito Processual Pedro Lenza.

 

 

Também compuseram a mesa os defensores públicos Alfredo Emanuel e Gustavo Dayrell, a assessora da Corregedoria Geral, defensora Marina Buck Carvalho Sampaio, representando o corregedor-geral, Galeno Gomes Siqueira, e a defensora pública de Renata Martins.

 

 

Com informações da DPMG

 

 

Recommended Posts