A ADEP-MG marcou presença no XVI Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP), realizado em São Luís, Maranhão. Associadas e associados participaram ativamente de diversas atividades, como os concursos de Teses e Práticas Exitosas e os painéis de debates, que abordaram temas essenciais relacionados ao acesso à justiça e ao atendimento às pessoas assistidas.
Um dos momentos de destaque foi o lançamento de livros. O vice-presidente da ADEP-MG, Rômulo Carvalho, apresentou sua obra “Inexigibilidade de Conduta Diversa: Potencialidades de Contenção ao Poder Punitivo”, fruto de sua tese de doutorado. A obra foi compartilhada com colegas de todo o Brasil, reforçando o protagonismo acadêmico da Defensoria mineira.
No esporte, o time de futebol da ADEP-MG brilhou ao conquistar o segundo lugar no Primeiro Torneio Nacional de Futebol dos Defensores Públicos.
A associação também recebeu importantes reconhecimentos. O projeto “Placas de Proteção para Centros Religiosos de Matriz Africana” foi agraciado com o Selo Esperança Garcia: Boas Práticas Antirracistas nas Defensorias Públicas do Brasil – Ações Afirmativas, na categoria “Impacto Social na Comunidade Negra”.
Além disso, a Defensoria Pública de Minas Gerais foi premiada em outras duas categorias:
- Inovação em Políticas Antirracistas: com o projeto “Combate ao Racismo Ambiental e Proteção à Comunidade Tradicional Carroceira de Belo Horizonte e Região Metropolitana”.
- Impacto Social na Comunidade Negra: com a prática “Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Acervo de Carolina Maria de Jesus”.
O grande presente para a delegação mineira foi a escolha unânime de Minas Gerais como sede do XVII CONADEP, em 2026.
“Foi uma semana de intensas atividades, aprendizado, troca de experiências e conhecimento. Levamos na bagagem a responsabilidade de sediar o próximo congresso”, afirmou a presidenta da ADEP-MG, Marolinta Dutra.