Mais de 800 defensoras e defensores públicos de todo o Brasil participaram da abertura do XVI Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP), realizada nesta terça-feira (12/11) em São Luís, Maranhão. O evento, promovido pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA), é um dos mais tradicionais da Defensoria Pública brasileira e acontece no auditório do Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana.
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da ADPEMA, Thiago Amim; o secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos; o defensor público-geral do Maranhão, Gabriel Furtado; o presidente do Conselho Nacional dos Defensores Públicos-Gerais, Oleno Matos; o diretor da Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, Cristiano Matos; a presidenta do Conselho de Ouvidores das Defensorias Públicas, Maria Aparecida Caovilla; e a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte.
A ministra de Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, proferiu a palestra magna da noite, um dos momentos mais aguardados do congresso. Em sua fala, ela saudou a cultura maranhense e destacou a importância de realizar o evento em São Luís, ressaltando a relevância de se criar espaços para debater temas cruciais sobre o acesso à justiça. Evaristo elogiou o papel da ANADEP como parceira na construção de políticas públicas de direitos humanos, mencionando a participação da entidade no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) e a importância de parcerias para promover a educação em direitos no país.
Durante o evento, a diretora de eventos da ANADEP, Andréa Coelho, a presidenta da ADEP-MG, Marolinta Dutra, e a vice-presidenta institucional, Fernanda Fernandes, cumprimentaram a ministra, reforçando a parceria entre as instituições.