Na última semana, a associada da ADEP-MG Mônica Alves da Costa, titular da 1ª Defensoria Cível de Ituiutaba, proferiu palestra na Semana de Recepção dos Calouros da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), campus Ituiutaba. O tema abordado foi “Reconhecendo a função social da Defensoria Pública: Garantia de Direitos para grupos vulneráveis”.
Mônica Alves, que também integra a Câmara de Estudos de Igualdade Étnico-racial, Gênero e Diversidade Sexual da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), além das Comissões de Diversidade Sexual e de Assuntos Internacionais da ANADEP, destacou o papel da Defensoria na promoção dos Direitos Humanos e na defesa dos grupos vulneráveis.
Durante a palestra, a defensora detalhou quais grupos são considerados vulneráveis, conforme as Regras de Brasília sobre Acesso à Justiça das Pessoas em condição de vulnerabilidade, e ressaltou o trabalho da DPMG na proteção de mulheres encarceradas, população LGBTQIAPN+, indígenas, migrantes, além de crianças e adolescentes em acolhimento institucional, que são assistidos pela instituição em condição de custos vulneráveis.
Fotos: Divulgação