A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG) participou nesta sexta-feira (20), no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, o seminário “Setembro Verde: Dia Nacional de Luta dos Direitos das Pessoas com Deficiência”. A data é celebrada no próximo sábado (21).
Na oportunidade, a campeã paralímpica de taekwondo, Carol Moura, ministrou uma das palestras, que foi acompanhada pela Defensora pública geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, o vice-presidente da ADEP-MG, Rômulo Luís Veloso de Carvalho, além da coordenadora do Núcleo de Assessoramento Jurídico (NAJ) da Advocacia Geral do Estado, Tatiana Sales Cúrcio Ferreira e demais autoridades.
Medalha de ouro nos Jogos de Paris, Carol Moura contou um pouco de sua história e de como o esporte contribui para a inclusão.
O defensor público Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, que está à frente da Coordenadoria Estratégica de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, e idealizador e coordenador da Rede de Proteção Inclusão Verde Mundo explica que a ideia é assegurar o acesso aos três principais eixos do direito da pessoa com deficiência.
“São eles: educação, saúde e trabalho – nos planos municipal, estadual e federal. Importante destacar que direitos como lazer, cultura, acessibilidade, entre outros, estão englobados nos três eixos principais”, reforçou.
O evento reuniu representantes de instituições de Justiça que integram a Rede de Proteção Inclusão Verde Mundo – Defensoria Pública de Minas Gerais, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Defensoria Pública da União, Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Ministério Público de Contas, Ministério Público Federal, Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, do Ministério do Trabalho, Advocacia-Geral do Estado, Advocacia-Geral da União, Procuradoria da Fazenda Nacional e Ordem dos Advogados do Brasil.