Nesta próxima quinta-feira (20/05), a partir das 19 horas, a ADEP-MG promove a roda de conversa virtual com o tema “O acesso da pessoa negra ao sistema de justiça”, que será transmitida pelo canal do YouTube da Associação (www.youtube.com/adepmg).

A transmissão é aberta a todos os interessados e terá como facilitadora a defensora pública associada Lígia Oliveira, e como mediador, o mestre e doutorando pela UFMG, Deivide Ribeiro. Como debatedores, a live receberá a presidenta da Associação De Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade, Maria Tereza dos Santos, e a juíza do estado de São Paulo, Flávia Carvalho.

Saiba mais sobre os participantes

Ligia Olímpio de Oliveira é defensora pública de Minas Gerais desde 2016 e atualmente é titular da 1ª Defensoria Pública Criminal da Comarca de Ribeirão das Neves. Professora, possui pós-graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Estado do Paraná. Na Defensoria Pública já atuou nas comarcas de Governador Valadares e Teófilo Otoni, atuando na execução penal e na vara criminal especializada em violência contra a mulher.

Deivide Júlio Ribeiro é mestre e doutorando em direito pela Faculdade de Direito da UFMG, idealizador e um dos coordenadores do Alafia – Grupo de Pesquisa e Extensão em Direito, Estado e Relações Raciais e também um dos coordenadores do Enegrecer – Grupo de Extensão que auxilia pessoas cotistas a ingressarem no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG, ambos os projetos pertencentes à Faculdade de Direito da UFMG. Suas pesquisas giram em torno do direito constitucional, de(s)colonialidade, teoria do direito e suas relações com as questões étnico-raciais. Host do podcast de divulgação científica no Direito “Mas e se?”

Maria Tereza Dos Santos é presidente da Associação De Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de
Liberdade desde o ano de 2007, faz parte da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, articuladora da Frente Estadual pelo Desencarceramento de Minas Gerais, faz parte da Rede de Mães de Luto e Luta de MG. Foi conselheira do Conselho da Comunidade da Vara de Execuções Penais da comarca de Belo Horizonte em seu primeiro mandato do ano de 2011 a 2013 e, em seu segundo mandato, foi vice-presidente do ano de 2015 a 2017. Também ocupou a vice-presidência do Conselho da Comunidade da Vara de Execuções Penais da comarca de Ribeirão das Neves do ano de 2015 a 2019.

Flávia Martins de Carvalho é juíza de direito no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Doutoranda em Filosofia e Teoria do Direito pela USP. Mestra em Direito pela UFRJ. Graduada em Direito pela UFRJ e em Comunicação Social pela UERJ. Coordenadora Adjunta e Membro do Comitê Científico do Fórum de Grupos de Pesquisa em Direito Constitucional e Teoria do Direito (2010/2013). Membro do Grupo de Trabalho instituído pelo CNJ para tratar de questões raciais no âmbito do Poder Judiciário. Diretora de Promoção da Igualdade Racial da Associação dos Magistrados Brasileiros (2020/2022). Professora e pesquisadora nas áreas de teoria do direito, direito e literatura, gênero e questões raciais.

Recommended Posts