Na sexta-feira (03/05), no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP), foi lançada a campanha “Em Defesa Delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres”. De iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), a campanha conta com o apoio das Associações Estaduais e do Colégio Nacional de Defensores Gerais (Condege) e terá duração de um ano. A vice-presidente da ADEP-MG, Mônica Botelho Cornélio, e a defensora pública mineira associada, Samantha Vilarinho Mello Alves, titular da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ANADEP e atuante no NUDEM-BH, participaram do lançamento.
Com o objetivo de apresentar à população o trabalho da Defensoria Pública em favor das mulheres que necessitam de acesso à Justiça para a garantia dos direitos, defensoras e defensores públicos de todo o país participaram do evento que teve um formato plural, com espaço para atendimento psicossocial e jurídico gratuito, exposição temática, distribuição de cartilha temática e roda de conversa, com apoio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (NUDEM), movimentos sociais e usuárias dos serviços da Defensoria.
Direito e realidade
Ponto alto do lançamento foi a roda de conversa #EmDefesaDelas, espaço horizontal que reuniu os presentes para reflexão e debate sobre questões relacionadas aos direitos das mulheres na sociedade. Temas como desigualdade de gênero, racismo estrutural, ocupação nos espaços de poder, bem como o relacionamento da Defensoria Pública com as mulheres usuárias da Instituição pautaram o diálogo entre as participantes.
O lançamento contou ainda com a exposição fotográfica “Mulheres Atingidas: da lama à luta”, mostra composta por 24 imagens, registradas pelos fotógrafos Isis Medeiros, Gabriel Lordêllo e profissionais parceiros, que retrataram o drama vivido pelas mulheres atingidas pelo rompimento das barragens nas cidades de Brumadinho e Mariana.
Com informações da ANADEP
FOTOS: ANADEP