Em comemoração aos 30 anos da Constituição da República Federativa do Brasil, foi realizado em Brasília no dia 04 de outubro o seminário “30 anos da Constituição Federal de 88. Defensoria Pública: evolução na promoção da dignidade humana”. A ADEP-MG, representada pelo vice-presidente Flávio Wandeck Filho, e os associados sorteados pela entidade, Bruno Barcala Reis e Camila Prado Moreira Penna participaram do evento. Os defensores públicos mineiros Fernando Martelleto e Maria Auxiliadora Viana também estiveram presentes.
O evento faz referência aos 30 anos da Constituição Federal e teve como objetivo promover um resgate histórico e de discutir os avanços institucionais com a Constituição. Além disso, analisou a construção de novos modelos de atuação da Defensoria Pública e debateu as vitórias legislativas que reposicionaram a Instituição no sistema de Justiça.
Aberto pelo ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, o seminário contou com programações pela manhã e pela tarde. As palestras “O direito de acesso à Justiça e a Defensoria Pública na visão do Supremo Tribunal Federal e do Constituinte” e os “Compromissos constitucionais da Defensoria Pública após a EC 80” foram alguns dos temas debatidos no evento.
O seminário foi realizado pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ENADEP), Associação Nacional dos Defensores Públicos do Distrito Federal (ADEP-DF), Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (EASJUR).
Com informações da ANADEP
No comment yet, add your voice below!