Com o mote “Defensoras e Defensores Públicos pelo direito à documentação pessoal: onde existem pessoas, nós enxergamos cidadãos”, a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) lançou, na manhã desta sexta-feira (04/05), em Belém do Pará, a Campanha Nacional de 2018. O vice-presidente da ADEP-MG e diretor para Assuntos Legislativos da ANADEP, Flávio Aurelio Wandeck Filho, participou do lançamento representando a associação mineira.
Este ano, pela primeira vez, a cerimônia de lançamento da campanha foi realizada na Região Norte do País. O Mercado Francisco Bolonha, localizado no Complexo Mercado Ver-O-Peso, foi o local escolhido para sediar o evento de abertura.
A iniciativa tem por objetivo mostrar à sociedade que a Defensoria Pública pode ajudar o cidadão a obter e/ou retificar a documentação básica. O lançamento da campanha teve o apoio da Associação dos Defensores Públicos do Pará (ADEP-PA), da Defensoria Pública do Pará (DPE-PA) e do Colégio Nacional de Defensores Gerais (Condege).
Na ocasião houve um grande mutirão de atendimento ao público, com orientação jurídica e esclarecimento de dúvidas para cerca de 800 cidadãos paraenses. Os atendimentos contemplaram diversas questões, como a erradicação do sub-registro e emissão de 1ª e 2ª via da documentação básica (certidões de nascimento e casamento; certidão de óbito de parentes, assim como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, entre outros).
Educação em direitos
Enquanto aguardavam a triagem e o atendimento inicial, os assistidos participaram de uma roda de conversa com o defensor público Johny Giffoni. De forma lúdica e com uma linguagem acessível, Giffoni falou sobre o funcionamento da Defensoria, do papel dos defensores e dos direitos e deveres do cidadão. A temática da campanha também foi explicada aos presentes.
O encerramento da ação contou com uma apresentação cultural da cantora local, Cleide Moraes. Outro destaque foi a participação de Beth Cheirosinha – mulher famosa no mercado Ver-o-Peso, por vender misturas naturais para todos os tipos de problemas.
Participaram também das atividades em Belém, representantes das Associações Locais, como ADPACRE, ADEPAM, ADEP-BA, ADPEC, ADEP-DF, AMDEP, ADEP-MS, ADEP-MG, APDP, ADEPEPE, APIDEP, ADPERJ, AMDEPRO, ADPER e APADEP.
Minas Gerais
A ADEP-MG participará do “Maio Verde” com a realização do “Mutirão de Atendimento”, no dia 15 de maio, terça-feira, das 9h às 12h, na Praça Sete de Belo Horizonte. Além disso a associação, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, iluminará de verde – cor da Defensoria Pública – nos dias 14 a 20 de maio a Praça da Bandeira, localizada na divisa dos bairros Bandeirantes, Mangabeiras e Serra.
Em de 2016 a ADEP-MG promoveu a iluminação do complexo arquitetônico da Pampulha, em que se destacam o Museu de Arte e a Casa do Baile da Pampulha.
A iluminação especial marca as comemorações do Dia Nacional da Defensoria Pública e o trabalho da Associação dos Defensores Públicos de Minas na sensibilização da população e das autoridades sobre o papel da Instituição no acesso à justiça.
Informações e fotos: ANADEP
No comment yet, add your voice below!