Concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, oito defensores públicos mineiros estão entre os agraciados com a Medalha Desembargador Hélio Costa. As solenidades de entrega são realizadas em datas distintas pelas comarcas de origem dos contemplados. Nesta sexta-feira (01/12), a defensora pública de Ponte Nova, Maria Antonieta Rigueira Leal Gurgel foi agraciada com a honraria, em uma solenidade que contou com presença de amigos, familiares, autoridades locais e defensores públicos da região.
Em seu discurso durante a solenidade, Maria Antonieta Rigueira Leal Gurgel agradeceu a todos que participaram de sua jornada profissional e que convivem com ela no dia a dia. “Recebo esta medalha em meu nome, mas compartilho-a, em forma de agradecimentos, com inúmeras pessoas, pois elas me possibilitaram aqui estar nesta noite e estão junto a mim nesta caminhada”, disse a defensora.
Falando sobre os sonhos, Maria Antonieta lembrou que para realização dos mesmos é preciso coloca-los em prática, agir para que aconteçam. “Não basta apenas desejar e sonhar, é preciso agir. É preciso ações incisivas e incansáveis para transformar o atual estado de coisas. É preciso enfrentar os discursos de ódio e provar que é possível tratar a violência sem ser violento”, afirmou a agraciada.
Homenagens
A entrega da a Medalha Desembargador Hélio Costa já foi entregue ao defensor público de Campo Belo, Luís Gustavo Vitorino Alves, no dia 23 de novembro, em solenidade no Salão do Júri do Fórum da comarca. Ao longo do mês de dezembro mais seis defensores presentes na lista de agraciados do TJMG receberão a homenagem em suas comarcas de atuação. O defensor de Conceição do Alagoas, Elias Emanuel Gomes receberá no dia 14/12 e a defensora Ana Cristina Gonzaga, de Lagoa Santa, será agraciada no dia 15/12. Constam ainda na lista dos homenageados os defensores: Beatriz Monroe de Souza, Elisângela Menegaz de Paula Alves, Marcelo Diaz Baumgratz e Renata Martins de Souza.
Medalha
A Medalha Desembargador Hélio Costa se destina a agraciar pessoas que venham prestando ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário. A comenda, concedida bienalmente desde sua instituição, é uma homenagem desembargador Hélio Costa por seu desempenho na magistratura, na qual exerceu os cargos de corregedor-geral de justiça e presidente do TJMG.
No comment yet, add your voice below!