Cerca de 60 defensores públicos de de Minas Gerais participam do XIII Congresso Nacional dos Defensores Públicos, que acontece até nesta sexta-feira (17/11) em Florianópolis, Santa Catarina. A abertura do evento aconteceu no dia 15 de novembro, e contou com palestras e homenagem.

 

Ao início do Congresso, a  ANADEP e a ADEPESC fizeram a entrega do Colar do Mérito a professora e mestre em direito Maria Aparecida Caovilla,  homenageada pelo seu papel de liderança no Movimento pela Criação da Defensoria Pública de Santa Catarina, cujo o slogan era: “Defensoria Pública: Direito Sonegado”. O Movimento se esforçou para realizar centenas de atos, debates, manifestos, abaixo-assinado e cartilhas visando à sensibilização do Governo do Estado e dos parlamentares catarinenses para a criação da Defensoria Pública e para o evidente descumprimento da Constituição Federal.

Prosseguindo a cerimônia de abertura, o Ministro do Tribunal Superior de Justiça, Nefi Cordeiro palestrou sobre a atuação da Defensoria Pública na Corte. O ministro Nefi Cordeiro fez um relato sobre a atuação instituição na área penal e defendeu a sua autonomia administrativa e financeira.

Encerrando a noite, o jornalista Klester Cavalcanti, considerado um dos maiores jornalistas do país, ministrou a palestra magna de abertura “Direitos Humanos: da Guerra da Síria ao Trabalho Escravo no Brasil”. Na ocasião, Klester falou sobre sua incursão nos conflitos na Síria, onde entrou, em maio de 2012, pela fronteira com o Líbano, com a missão de registrar a realidade da guerra civil iniciada no país em 2011 para a Revista Isto É.

Logo após, o jornalista falou da obra “A Dama da Liberdade”, que narra a história da auditora do trabalho Marinalva Dantas. Ela foi responsável por libertar 2.354 pessoas da escravidão moderna e do trabalho infantil.

Com informações da ANADEP

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *