O Deputado Estadual Dirceu Ribeiro participou no dia 30 de agosto do Projeto “Café com a ADEP-MG”, que contou coma presença do presidente, Eduardo Cyrino Generoso, do diretor de assuntos institucionais parlamentares, Sérgio Augusto Riani, e do associado Gabriel Morgado da Fonseca. O “Café com a ADEP-MG” é uma oportunidade de aproximação entre a Associação de classe dos defensores públicos e as autoridades dos poderes legislativo, executivo e judiciário.

Dirceu Ribeiro é natural do município de Guidoval e exerceu por duas vezes o mandato de prefeito municipal de Ubá (1993-1996 e 2005-2008), na Zona da Mata. O parlamentar, durante sua carreira, tem demonstrado forte ligação e preocupação com os defensores públicos. Em seu primeiro mandato à frente do executivo municipal, Dirceu Ribeiro apoiou a instalação da Defensoria Pública em Ubá.

Confira a entrevista concedida pelo Deputado Dirceu Ribeiro à ADEP-MG:

  1. O “Café com a ADEP-MG” é uma oportunidade de aproximação da classe com as autoridades. Qual a importância para senhor em participar desta ação?

Valorizo imensamente os defensores públicos, na escolha desta profissão que traz oportunidade e dignidade nos pleitos dos menos favorecidos. O convite para este café foi aceito com muita alegria e já adianto que podem contar comigo nas demandas legislativas que precisarem.

  1. O senhor tem uma forte ligação com Ubá e região. Qual a avaliação do senhor quanto aotrabalho dos defensores públicos em sua base?

Lá [Ubá e região] temos excelentes profissionais, defensores públicos com renome e respeitabilidade social. Em especial, cito o Sérgio Augusto Riani, aqui presente, que é de nossa terra, um homem público reconhecido e honrado, seja por minha opinião ou pelas positivas críticas do nosso povo.

  1. Depois de alguns anos de estabilidade, a Defensoria Pública vem hoje sofrendo novamente o problema da evasão de seus membros para outras carreiras com melhores condições. Como resolver esta situação?

Buscando aparar as arestas, promovendo a equidade que merece a Defensoria Pública com as outras instituições. Todos os membros e servidores que buscam atender à população carente e levar-lhes alento, esperança e justiça merecem uma carreira mais promissora. E se tal vislumbre só pode se dar através do regulamento de legislação específica, o meu papel enquanto parlamentar é me colocar à disposição de todos nesta aliança. Tenho certeza que mais colegas deputados também lutarão na ALMG para este alcance vitorioso.

  1. A estrutura da Defensoria Pública tem evoluído ao longo dos anos, porém, a última legislação que proporcionou a melhoria do subsídio dos defensores públicos de Minas Gerais foi em 2014. Desde então não houve nem mesmo a recomposição salarial para os membros da classe. Como o senhor avalia essa questão?

Como já disse, há questões justas pleiteadas pela classe. Esta recomposição salarial deve ser promovida. Mas, vejam que também o Ministério Público e o próprio Poder Judiciário, há poucos meses, é que também conseguiram esta conquista, após muito tempo. Infelizmente esta morosidade é prejudicial para os integrantes da carreira, desabona o Poder Legislativo e Executivo, e afasta grandes “advogados do povo” do órgão. Mas estou aqui para ouvir e levar ao conhecimento do nosso Presidente Adalclever Lopes e demais deputados as intenções de Vossas Excelências. Podem contar comigo, como “porta-voz” da classe e da instituição.

  1. Gostaríamos que o senhor deixasse uma mensagem aos Defensores Públicos mineiros.

Vim de família humilde, simples e trabalhadora, e com muitas pessoas nesta condição eu convivo diariamente. Gente que precisa de solução simples para problemas graves, mas que não podem arcar com o custo privado de custas judiciais e advogados. A nobreza do trabalho que cada um de vocês exerce quando escolheram esta carreira para acolher os menos favorecidos é para mim muito emocionante e deve ser valorizada. Eu levo os meus parabéns, a minha gratidão e o meu apoio a todos os senhores que me procurarem para debater as necessidades e os anseios que podem fazê-los produzir e servir ainda melhor àqueles que realmente necessitam dessa acolhida jurídica gratuita. A instituição é verdadeiramente uma Casa do Povo, onde nossos brasileiros menos favorecidos podem encontrar justiça e alento.

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *