Projeto pioneiro da Defensoria Pública de Minas Gerais de mediação de conflitos em ambiente escolar rompe as fronteiras do estado e ganha o país.  Nos dias 17 e 18 de fevereiro (sexta e sábado), a coordenadora do projeto, defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho esteve em Fortaleza, no Ceará,  a convite da Coordenadoria de Pós Graduação, do curso de Direito da UNIFOR – Universidade de Fortaleza, para ministrar aulas da disciplina “Mediação Escolar e Construção da Cultura de Paz”, e apresentar a o Projeto MESC.

 

Coordenadora do projeto MESC, defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho com os alunos da Universidade de Fortaleza

 

 

A experiência da Defensoria Pública de Minas Gerais com o Programa MESC – “Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar” nas escolas públicas estaduais e a metodologia empregada -fases de implementação e módulos de formação e capacitação de mediadores- chamaram a atenção da coordenadora da Pós Graduação, professora Emmanuela Chaves.  Entusiasmada a  coordenadora enfatizou, na ocasião do convite à Francis Coutinho,  a importância da  apresentação do Projeto MESC, cujo lema é  “Paz em Ação”, sua metodologia, histórico e desenvolvimento, bem como a prática e cases relativos ao tema.

 

Tal entusiasmo se explica pelo fato de o curso de Direito da UNIFOR, que possui oito mil alunos, estar desenvolvendo um projeto de mediação escolar, recentemente intitulado ´Líderes que Transformam´. O projeto tem foco no protagonismo juvenil e apoia alunos da rede pública com bolsas do CNPQ para estudo de diversos temas de empoderamento, formando líderes atuantes.

 

Avaliando a experiência na UNIFOR Francis Coutinho diz que “sem dúvida, o compartilhamento de experiências relativas ao tema enriquecem a evolução do mesmo no tocante à efetividade dos trabalhos”. A coordenadora do projeto MESC destaca ainda a melhoria da educação enquanto direito social e afirmação da mediação escolar como notório instrumento de política pública.

 

A atuação extrajudicial do defensor público como agente de cidadania e transformação social, prioritariamente na solução dos conflitos através dos meios de autocomposição de conflitos como a mediação, também foi um tema abordado como pioneira missão legal de agentes do sistema de justiça no solo da escola.

 

Ascom ADEP-MG Foto divulgação

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *