O cinza e o corre-corre do centro de Belo Horizonte ganharam tons de verde na manhã desta sexta-feira, 19 de maio. Mesmo com frio e chuva, coletes identificando os defensores públicos em pouco tempo foram cercados por assistidos em busca de orientação jurídica. Durante toda manhã, o “Mutirão de Atendimento” realizado pela ADEP-MG em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, levou cidadania e direito a cerca de 250 pessoas que passaram pela Praça Sete na capital mineira.
Ainda com a tenda da Defensoria Pública para ser montada, faltando cerca de uma hora e meia para o início do evento, Gessy Leny Maysa Félix já estava no local. Em busca de orientação na área de família, a mulher conta que ouviu no programa Chamada Geral da Rádio Itatiaia que haveria o mutirão de atendimento. “Quando ouvi no rádio que os defensores públicos estariam na Praça Sete, disse para minha filha que iria tirar o dia para ir até o evento. Quis ser a primeira a ser atendida porque é muito importante ter o defensor para poder orientar sobre nossos direitos”, conta Gessy Leny. Após ser atendida, foi embora para casa satisfeita e com a certeza de que agora tinha a orientação correta sobre como proceder em sua necessidade jurídica.
Cerca de 25 defensores públicos do estado prestaram atendimento em todas as áreas. Família e cível foram às áreas mais procuradas. Também participando da ação, a Defensoria Pública da União teve a maior procura sobre questões previdenciária.
Família Afetiva
Com banners e cartilhas da Campanha Nacional dos Defensores Públicos, que este ano trata sobre “Família Afetiva”, os defensores públicos orientaram sobre as diversas configurações de família. Nas entrevistas concedidas à imprensa mineira, além do mutirão e dos serviços prestados pela Defensoria Pública, os defensores falaram sobre a campanha nacional que tem como objetivo mostrar à sociedade que a Defensoria Pública garante o direito ao reconhecimento da instituição familiar e defende a aplicação de todos os dispositivos previstos no Direito de Família (ou Direito das Famílias) a qualquer tipo de relação.
O “Mutirão de Atendimento” da ADEP-MG contou com o apoio da Defensoria Pública de Minas Gerais e da Defensoria Pública da União.
Clique aqui e confira mais fotos.
Fotos: Leandro Couri/EM/D.A Press.
Ascom/ ADEP-MG
No comment yet, add your voice below!