O fim do expediente no dia 18 de abril no Fórum da Comarca de Santos Dumont foi marcado por um momento especial. Funcionários, amigos, familiares, assistidos e colegas lotaram o auditório local para homenagear o defensor público Geraldo Magela Metri Pinto, que se aposenta após 30 anos na carreira.
Abrindo as homenagens, o presidente da ADEP-MG, Eduardo Cyrino Generoso, destacou a importante atuação do homenageado na comarcar de Santos Dumont e frisou a presença de Geraldo Metri na comunidade em defesa dos assistidos e do fortalecimento da Defensoria Pública. Como homenagem, o presidente da ADEP-MG entregou ao defensor público uma placa que destaca o trabalho, o comprometimento e a luta de classe desenvolvida durante a carreira de Geraldo Metri.
Em seguida, ao uso da palavra, a juíza diretora do Fórum de Santos Dumont, Maria Cristina de Souza Trulio, agradeceu em nome de todos que atuam na comarca o trabalho desenvolvido pelo defensor e também entregou uma placa de homenagem. A coordenadora da regional Mata I da Defensoria Pública de Minas Gerais, Ana Lúcia Gouvêia Leite, também fez uso da palavra e agradeceu o trabalho realizado pelo defensor público e destacou a atuação em defesa dos assistidos.
Emocionado, Geraldo Metri agradeceu a todos que participaram da homenagem. “Só tenho palavras de agradecimento a todos que participaram da homenagem, minha família, esposa e filhas e estejam certos de que jamais me esquecerei de cada um de vocês”, disse o defensor público.
Também estiveram presentes na homenagem os defensores públicos de Santos Dumont, Luciana Mourão Rezende e Juarez da Silva Salles Júnior, e o defensor público de Juiz de Fora, Paulo Roberto Veloso.
Carreira
Geraldo Magela Metri Pinto iniciou a carreira como defensor público de Minas Gerais em maio de 1987 na comarca de Palma. Em 1998, passou a atuar na comarca de Santos Dumont permanecendo até 2001, quando seguiu para a comarca de Lopoldina. Em maio de 2002, retornou à comarca de Santos Dumont, onde atuou até a aposentadoria. Em 2006, Geraldo Metri atuou de forma voluntária na Vara da Infância e da Juventude na comarca de Juiz de Fora.
Em Santos Dumont, com o apoio dos estagiários e voluntários, desenvolveu diversos projetos, como o “Cidadania – Direitos e Deveres”, “Defensoria em ação” e o projeto “SER – Saber enfrentar a realidade”, conquistando em 2014 o primeiro lugar no concurso de Práticas Exitosas realizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais. Em 2016, foi desenvolvido na comarca o projeto “A corrente do bem”, criado pelo defensor público Adalberto Pelli na comarca de Curvelo.
Por seu trabalho, o defensor recebeu em 1992 a medalha desembargador Hélio Costa. “Durante minha trajetória como defensor público, profissão que atuo por vocação, tive várias demonstrações de carinho. Recebi do legislativo municipal o título de Cidadão Honorário, título de Cidadão Benemérito, Moção de Aplausos, e medalha “Senador Vieira Marques”. Do poder executivo municipal tive a honra de ser condecorado com a Comenda João Gomes. Além disso, recebi do então governador Aécio Neves a medalha Santos Dumont Grau Bronze e do então governador Antonio Anastasia a mesma medalha, mas em Grau Prata. Da Defensoria Pública de Minas Gerais, fui agraciado em 2014 com a Comenda de Mérito, concedia pela então defensora pública-geral Andréa Abritta Garzon”, relembrou Geraldo Metri. .
Além das homenagens citadas, o defensor também foi homenageado pela imprensa local e por turmas do curso de direito da Faculdade de Santos Dumont.
No comment yet, add your voice below!